2 anos sem Alan Rickman, o Snape da série Harry Potter; mas ele fez muito mais
Em 14 de janeiro o mundo completou dois anos sem Alan Rickman, celebrizado pelo icônico professor Severo Snape da franquia Harry Potter. Mas o ator, que faleceu aos 69 anos de idade, deixou um legado com mais de uma dezena de filmes.
Em 1982, ele teve seu primeiro papel de relevância na televisão britânica na série The Barchester Chronicles, da BBC, na qual fez o Reverendo Obadiah. Em 1985 foi escolhido para interpretar o papel principal de Vicomte de Valmont na peça Les Liaisons Dangereuses, da Royal Shakespeare Company.
Segundo Rickman, este papel o fez descolar na carreira, uma vez que os produtores do filme Duro de Matar acharam que ele seria o ator perfeito para o papel do vilão Hans Gruber. Aí viria sua estreia no cinema.
Entre os filmes mais conhecidos dele ainda estão Robin Hood – O Príncipe dos Ladrões (como o xerife de Nottingham), Razão e Sensibilidade (coronel Brandon), Dogma (Metatron), Ilha do Medo (David Weinberg), Um Certo Olhar (Alex Hughes), Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Juiz Turpin) e Um Pouco de Caos (rei Louis XIV).
Sua derradeira participação foi como a voz da Lagarta Azul em Alice Através do Espelho.
Suas mais relevantes premiações foram o Globo de Ouro em 1996 por Rasputin, na categoria Ator de Minissérie ou Filme para a Televisão, e o Emmy de Melhor Ator por Quase Deuses, em 2004.