A Baleia
Rating
Total
A tão falada interpretação de Brendan Fraser realmente é digna de Oscar. Mas A Baleia é mais do que isso. É a junção de grandes interpretações, no plural mesmo, e um roteiro fechadinho, bem encaixado.
Adaptação da peça escrita por Samuel D. Hunter (ele responde pelo roteiro), The Whale (no original) é todo passado dentro da casa de Charlie (Fraser), professor de aulas online que não consegue se locomover bem por conta de obesidade mórbida. Sua saúde está cada vez mais debilitada, causando preocupações em sua única amiga, Liz (Hong Chau).
Aí está outra que merece disputar o Oscar (ainda bem que a Academia de Hollywood reconheceu e a indicou). Hong Chau está incrível como a enfermeira amiga de Charlie. Séria, preocupada, emocionada… e emocionante. Em cena, os dois não precisam de companhia.
A obesidade mórbida de Charlie veio após a perda do namorado, que, antes, causou a separação da esposa e o abandono da filha, Ellie (Sadie Sink), na infância. Sadie, conhecida por Stranger Things, aliás, é a que menos me agradou no filme.
Eis que Charlie dá um jeito de se aproximar da filha – algo não muito bem explicado, é verdade. A história ainda traz um jovem missionário religioso, Thomas (Ty Simpkins), que acredita num motivo divino para ter cruzado o caminho do protagonista. O filme fica completo com Samantha Morton como a ex-esposa de Charlie. Ela tem apenas uma cena, mas entrega bem seu trabalho.
Auxiliado por uma caracterização caprichada (que gerou a terceira indicação do longa ao Oscar, na categoria Maquiagem e Cabelo), a performance de Fraser como Charlie é algo nunca visto em sua carreira.
É uma história carregada de drama, que exige do ator bastante emoção. A direção de Darren Aronofsky, de Cisne Negro e Réquiem para um Sonho, não poupa cenas da compulsão de Charlie por comida… na verdade, pela morte. Tal franqueza tem gerado debates na internet, levando ao que seria gordofobia. Baboseira! É uma história claustrofóbica (no bom sentido), que não precisa de delicadeza… ao contrário.
A Baleia é um filme imperdível nesta temporada. Primeiramente pelas interpretações, mas também pelo tema e forma que explora assuntos tão sérios como obesidade e homossexualidade, com o ainda presente preconceito que acompanha. Pena que não foi indicado pela Academia a melhor filme para o Oscar 2023. Seria forte concorrente.
________________________________________________________________________________________________________
A Baleia
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Brendan Fraser, Hong Chau, Sadie Sink, Ty Simpkins e Samantha Morton
Ano: 2023
Gênero: Drama
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Samuel D. Hunter
Duração: 117 min.