A Chave do Enigma
Rating
Total
A Chave do Enigma é continuação do clássico Chinatown, de Roman Polanski, belo filme da década de 1970. Em 1990, 26 anos depois, Jack Nicholson assume a direção e, também como protagonista, não empolga.
É decepcionante. Foram anos e anos de planejamento e produção, mas o resultado é uma confusão danada. O roteiro de Robert Towne, que escreveu também o original, é por demais enrolado. Quem assistiu a Chinatown pouco antes até consegue embarcar na história. Mas imagino como foi na época de lançamento do longa, com uma distância enorme para o primeiro: praticamente impossível entender.
A ideia original e Polanski e Nicholson (que em Chinatown brilha no papel principal) era uma trilogia: abrindo com o assunto água, depois passando para terra e fogo e finalizando com ar.. Mas o fraco desempenho de A Chave do Enigma sepultou a intenção.
A história retoma o detetive Jake Gittes, que agora está bem estabelecido na vida. Ele nunca esqueceu o caso de sua vida, com Evelyn. Surge um outro Jake (no original, o título do filme é The Two Jakes), que mata o amante da esposa. O detetive acredita que foi vítima de uma armação. E acaba perseguido pela polícia, tido como comparsa da morte. Os dois casos – Evelyn e o novo Jake – se cruzam.
O elenco está irregular em uma fita devagar, difícil de seguir.
A Chave do Enigma / The Two Jakes
CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 1990
Direção: Jack Nicholson
Elenco: Jack Nicholson, Harvey Keitel, Madeleine Stowe, David Keith, Eli Wallach, Frederic Forrest, Harvey Keitel, Meg Tilly, Perry Lopez, Richard Farnsworth e Rubén Baldes
Gênero: Policial
Roteiro: Robert Towne
Realmente é arrastado e pouco se entende, Raul. Um filme bem diferente do primeiro – se ainda não assistiu, confira.
mesmo com Jack Nicolson, achei horrível o filme, se arrasta muito e não se entende quase nada.