A Grande Aposta

A Grande Aposta

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Fui assistir ao nome mais cotado para o Oscar de melhor filme neste 2016: A Grande Aposta. Bom filme. Mas aí entra a expectativa. Por esperar muito, talvez tenha me decepcionado mais do que o merecido. Por outro lado, se jamais tivesse ouvido falar do longa, talvez o avaliasse de maneira pior do que saí pensando do cinema.

Aqui acredito que cabe uma boa comparação. Como A Grande Aposta, O Lobo de Wall Street se baseia em um cara que tem uma grande sacada no mercado financeiro dos Estados Unidos, e fica milionário. Mas Martin Scorsese, do Lobo, consegue o que Adam McKay nem chega perto: causar empatia com o personagem principal.

A Grande Aposta adapta o livro de Michael Lewis The Big Short: Inside the Doomsday Machine, publicado no Brasil como A Jogada do Século. Narra histórias paralelas de investidores financeiros que previram o estouro da bolha econômica, que se tornou realidade em 2008. Eles não precisaram o ano, mas perceberam que a economia americana se baseava na compra acelerada de imóveis (2, 3, 5 por pessoa!) e no consequente pagamento de hipotecas. Era o começo de um crescimento desenfreado incentivado por bancos, que só queriam que o dinheiro de financiamentos entrasse imediatamente. Mas e se as pessoas não tivessem dinheiro para honrar os empréstimos bancários e as hipotecas? Quebra geral!

Esse é só o começo. E aí vai uma falha enorme de A Grande Aposta. O tema é complicado demais. Adam McKay percebeu isso e, para ser mais didático, colocou ao longo da obra uma série de celebridades para explicar temos como subprime e swaps de crédito. Selena Gomez, Margot Robbi e o chef Anthony Bourdain. Até melhora a situação (a ideia é ótima), mas não resolve.

É claro que se consegue captar que há uma bolha escondida pelos bancos. Os poucos investidores que percebem remam contra a maré e investem em espécies de seguros contra a dívida imobiliária. Se os empréstimos não forem quitados, pronto: os bancos precisam pagar o valor do seguro para eles.

Histórias reais são sempre boas. Mas a de Jordan Belfort, personagem de Leonardo DiCaprio em O Lobo de Wall Street, mesmo sendo tão boa quando a de Michael Burry, vivido por Christian Bale no mais recente, ganhou uma representação mais vivida, mais marcante.

Brad Pitt, Ryan Gosling e Steve Carell completam o time estelar de A Grande Aposta. Carell é o melhor deles. Ótimo como um investidor com uma pontinha de consciência.

Pode ser que A Grande Aposta leve para casa a estatueta principal do Oscar. Mas já assisti a quase todos que estão concorrendo. É até agora o que menos merece.

A Grande Aposta / The Big Short

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO 

Ficha técnica: 
Direção: Adam McKay
Roteiro: Adam McKay e Charles Randolph , baseado em livro de Michael Lewis
Elenco: Christian Bale, Brad Pitt, Ryan Gosling, Steve Carell, Melissa Leo, Karen Gillan e Selena Gomez
Ano: 2016
Duração: 131 min.
 Gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*