Adoráveis Mulheres
Rating
Total
Menos de três décadas após a última adaptação, Adoráveis Mulheres retorna aos cinemas com um elenco chamativo. Saiorse Ronan é a protagonista, acompanhada de Emma Watson, Meryl Streep, Chris Cooper e Laura Dern, entre nomes menos famosos. Mas a principal estrela é a diretora Greta Gerwig, de Lady Bird – A Hora de Voar, que desta vez testa a imortalidade de uma obra com mais de 150 anos de idade, de Louisa May Alcott.
Se em seu primeiro filme Greta arrebatou corações ao abordar a adolescência de maneira direta mas sempre gerando um sorriso malicioso no rosto do espectador, agora ela parte para uma história com um tanto de fábula.
Quatro irmãs – as March – passam da adolescência à idade adulta sempre com otimismo. Vivem em uma “bolha” que sua mãe gera, um local onde a felicidade é marcante. Mesmo com o pai em uma guerra, a fome alastrada pelo país, elas arrumam um jeito de, juntas, serem felizes. Com os vizinhos Laurie e seu avô, fazem de sua região um local à parte do mundo.
Porém, a adolescência se encerra junto com parte da alegria. A irmã mais velha se casa com um homem pobre. Jo March (a protagonista) tem de se virar em Nova York, longe de casa, para superar o machismo e viver da escrita, sua paixão. As duas mais novas não vislumbram um grande futuro… apesar de ainda manterem o otimismo.
É uma história que vale ser vista. É verdade que peca em pontos fundamentais, o que tira um tanto de seu brilho. Por exemplo, com a opção de colocar passado e presente na tela, fica o desespero de quem assiste para tentar diferenciar as épocas, já que a caracterização das atrizes pouco muda de um tempo para outro.
E a escolha de quatro atrizes tão diferentes para interpretar irmãs coloca em xeque a veracidade da história. Quem não leu o livro estranha que as personagens de Saiorse Ronan e Emma Watson sejam irmãs.
Fora que há relances em tela que ficam sem explicação. Por exemplo, por que no fim do filme é ressaltado que o professor é estrangeiro? No livro há a explicação, mas não no longa-metragem.
Vale o ingresso, pela história reluzente e pelo interesse que Greta gera com seu roteiro. Pena que há as falhas.
______________________________________________________________________________
Adoráveis Mulheres / Little Women
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2020
Duração: 135 min.
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig
Gênero: Romance
Elenco: Saoirse Ronan, Meryl Streep, Eliza Scanlen, Florence Pugh, Timothee Chalamet, Emma Watson, Laura Dern, Bob Odenkirk, Chris Cooper e Louis Garrel