Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres

Rating

3.5 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3.5
3.5 out of 5

Menos de três décadas após a última adaptação, Adoráveis Mulheres retorna aos cinemas com um elenco chamativo. Saiorse Ronan é a protagonista, acompanhada de Emma Watson, Meryl Streep, Chris Cooper e Laura Dern, entre nomes menos famosos. Mas a principal estrela é a diretora Greta Gerwig, de Lady Bird – A Hora de Voar, que desta vez testa a imortalidade de uma obra com mais de 150 anos de idade, de Louisa May Alcott.

Se em seu primeiro filme Greta arrebatou corações ao abordar a adolescência de maneira direta mas sempre gerando um sorriso malicioso no rosto do espectador, agora ela parte para uma história com um tanto de fábula.

Quatro irmãs – as March – passam da adolescência à idade adulta sempre com otimismo. Vivem em uma “bolha” que sua mãe gera, um local onde a felicidade é marcante. Mesmo com o pai em uma guerra, a fome alastrada pelo país, elas arrumam um jeito de, juntas, serem felizes. Com os vizinhos Laurie e seu avô, fazem da vizinhança um local à parte do mundo.

Porém, a adolescência se encerra junto com parte da alegria. A irmã mais velha se casa com um homem pobre. Jo March (a protagonista) tem de se virar em Nova York, long de casa, para superar o machismo e viver da escrita, sua paixão. As duas mais novas não vislumbram um grande futuro… apesar de ainda manterem o otimismo.

É uma história que vale ser vista. É verdade que peca em pontos fundamentais, o que tira um tanto de seu brilho. Por exemplo, com a opção de colocar passado e presente na tela, fica o desespero de quem assiste para tentar diferenciar as épocas, já que a caracterização das atrizes pouco muda de um tempo para outro.

E a escolha de quatro atrizes tão diferentes para interpretar irmãs coloca em xeque a veracidade da história. Quem não leu o livro estranha que as personagens de Saiorse Ronan e Emma Watson sejam irmãs.

Fora que há relances em tela que ficam sem explicação. Por exemplo, por que no fim do filme é ressaltado que o professor é estrangeiro? No livro há a explicação, mas não no longa-metragem.

Vale o ingresso, pela história reluzente e pelo interesse que Greta gera com seu roteiro. Pena que há as falhas.

______________________________________________________________________________

Adoráveis Mulheres / Little Women

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:

Ano: 2020

Duração: 135 min.

Direção: Greta Gerwig

Roteiro: Greta Gerwig

Gênero: Romance

Elenco: Saoirse Ronan, Meryl Streep, Eliza Scanlen, Florence Pugh, Timothee Chalamet, Emma Watson, Laura Dern, Bob Odenkirk, Chris Cooper e Louis Garrel

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*