Amor e Ódio

Amor e Ódio

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

É difícil alguém parar para pensar e pesquisar sobre o período da Segunda Guerra Mundial em diferentes pontos do planeta. No cinema, Alemanha, Japão e Polônia, centro da disputa, têm os anos de 1939 a 1945 retratados em muitos momentos. Mas já se vão 66 anos do fim da embate e o interesse é cada vez menor. O que houve nesta época em países como a França, vizinha e opositora da Alemanha? Este Amor e Ódio tem o mérito de mostrar como a mais abrangente guerra da história afetou a vida dos franceses, especialmente dos judeus que lá viviam.

O ano é 1942. Meninos e meninas judeus vão à escola com uma estrela amarela presa na roupa. Joseph e seus colegas aprendem a viver em uma Paris ocupada pelos nazistas, sob a linda colina de Montmatre. Até 16 de julho, quando governantes alemães e franceses decidem recolher 25 mil judeus.

Do velódromo D’Hiver, onde cerca de 7.000 judeus são literalmente espremidos, passando pelo campo de concentração de Beaune-la-Rolande (em Vichy, cidade ao sul Paris) e chegando ao Terraço de Berghof (residência de Adolf Hitler nos Alpes, na Bavária), Amor e Ódio segue os reais destinos das vítimas e dos carrascos.

O filme logo alerta: TUDO o que aparece na obra é a mais pura verdade, com TODOS os personagens e TODO o sofrimento. Cada evento, até os mais extremos, ocorreu naquele verão de 1942.

Não se trata do mais bem produzido filme sobre a Segunda Guerra ou o nazismo. Mas é sempre importante que algo nos lembre do que houve no mundo sob o ódio de Hitler e seu Eixo, seja um filme, um livro ou uma reportagem. Ainda mais quando a situação específica é praticamente desconhecida.

Jean Reno comanda o time de atores, mas tem um papel secundário, que, por sua categoria, cresce com o passar das cenas. Aliás, há algumas memoráveis, como a dos bombeiros liberando água aos judeus do velódromo.

A meta nazista era de 25 mil judeus presos na França. Foram 13 mil em 1942, já que muitos franceses ajudaram a esconder amigos. Do campo de concentração de Beaune-la-Rolande, para onde todos, enfim, foram mandados, somente 25 adultos sobreviveram (o verdadeiro Joseph faz um ponta no filme, aparecendo, agora idoso, no velódromo). Após a guerra, o velódromo foi destruído. Em seu lugar, hoje, há um parque com uma placa, para que as pessoas que ali passem não se esqueçam do ocorrido. Mesmo motivo para assistir a este filme.

Amor e Ódio / La Rafle

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Gênero: Drama
Duração: 120 min.
Ano: 2010
Elenco: Jean Reno, Mélanie Laurent, Gad Elmaleh, Raphaëlle Agogué, Hugo Leverdez, Joseph Weismann, Oliver Cywie, Mathieu Di Concerto, Romain Di Concerto, Sylvie Testud, Anne Brochet, Roland Copé, Jean-Michel Noirey, Rebecca Marder e Adèle Exarchopoulos
Direção: Roselyne Bosch
Roteiro: Roselyne Bosch

Categorias: Drama
Tags: Amor e Ódio

Sobre o Autor

Comentários

  1. Carlabelleaju
    Carlabelleaju 16 dezembro, 2013, 18:33

    Já assisti. Comovente, esclarecedor. Ótimo para quem adora história. Mesmo que seja algo que gostaríamos de apagar na história da humanidade.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 20 junho, 2011, 22:24

    Vá fundo, Renata. É bacana, ainda mais pra quem gosta de filmes de guerra.

  3. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 20 junho, 2011, 16:47

    muito vou ver!

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*