An Honest Liar
Rating
Total
James Randi é pouco conhecido aqui no Brasil. Mas nos Estados Unidos é, ou pelo menos foi, celebridade. Mágico, hoje com 86 anos, ele ganhou fama ao deixar a profissão de lado para passar a desmascarar supostos videntes e pessoas com poderes sobrenaturais. O documentário An Honest Liar, disponível no Netflix, mostra sua trajetória.
O filme é interessante por mostrar os confrontos entre Randi e os charlatões. E ainda avança, relatando sua relação homossexual com José Alvarez. O mágico assumiu publicamente ser gay aos 81 anos de idade.
Quem se interessa pelo embate entre ciência e misticismo precisa ver. Para Randi, a mágica é ótima, desde que seja claramente focada no entretenimento, não em enganar as pessoas.
Uri Geller, famoso por estas bandas há algumas décadas, é o único dos desafetos a bater de frente com ele. O ápice dos desmentidos é quando Randi descobre a verdade sobre Peter Popoff, um pastor que iludia as pessoas, como muitos no Brasil ainda hoje.
Um ponto importante da carreira de Randi fica fora: a oferta de um milhão de dólares a qualquer pessoa que prove cientificamente qualquer fenômeno sobrenatural. Depois de 12 anos, o desafio foi encerrado em 2010. Ninguém se candidatou.
Podia-se também perguntar porque o protagonista não corta as sobrancelhas enormes. Barbaridade!
O longa não é contra qualquer religião ou ato religioso. É contra charlatões e mentirosos. O fim irônico, quando um fato da vida pessoal do mágico vem à tona, fecha com chave de ouro.
An Honest Liar
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2014
Duração: 90 min.
Direção: Tyler Measom e Justin Weinstein
Gênero: Documentário
Roteiro: Justin Weinstein, Greg O’Toole e Tyler Measom