As Aventuras de Tintim

As Aventuras de Tintim

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Gosto de Tintim, ou “Tantan” na pronúncia do original idioma francês. Gosto mais de seu nascimento, com o belga Hergé, dos casos, dos segredos, enfim, da história por trás da fama do que das tirinhas. Não que sejam ruins – pelo contrário. Mas a mim interessa mais, neste caso, a realidade. É como homenagem a um dos mais queridos personagens do mundo, especialmente na Europa, e a um desenhista do primeiro time que o filme As Aventuras de Tintim vale.

Animação tecnicamente exuberante, que impressiona pelas expressões faciais, As Aventuras de Tintim é o melhor longa a utilizar o método de captura de movimentos, na qual os atores atuam com sensores no corpo e seus movimentos são transportados para os personagens em animação. Mas o que sobra na qualidade do desenho falta na história. É um Indiana Jones com protagonista diferente. Se Indi era um arqueólogo que vivia aventuras para encontrar artefatos históricos, Tintim é um jornalista disposto a viver aventuras em busca de soluções de enigmas. A eventura está sempre lá. O mundo é o palco de ambos, que não se furtam a pular de país em país. E a falta de veracidade (pelo menos um pouco!) atrapalha.

Simplesmente é isso: falta uma história convincente. Tudo acontece certo para o time dos bonzinhos, enquanto que para os malvados dá tudo errado. E Tintim é tão sortudo!

No comando da animação estão Steven Spielberg (direção e produção) e Peter Jackson (produção). Ok, mas não é por causa de Spielberg que o “ar” de Indiana Jones aparece. Tintim é um aventureiro, como Indi, e viveu nos quadrinhos o que todo aventureiro deseja. É, sim, um Indiana na adolescência. Spielberg não tinha muito como fugir disso. E o mesmo acontece com a falta de informações a respeito da origem de Tintim. “Culpa” de Hergé, que jamais explicou de onde vem o personagem, onde está sua família, como é formado em Jornalismo com tão pouca idade. Aliás, esse é um ponto interessante: Tintim tem entre 15 e 25 anos, mas nunca houve uma definição certeira.

No filme, Titim busca desvendar o segredo do barco afundado Licorne e encontrar um tesouro antigo. Há uma grande falha no filme: o avião que eles tomam dos bandidos, lá para o meio do filme, está quebrado. Mas com eles funciona. “Eles” são Tintim, seu cachorro Milu e capitão de navio Haddock. O trio virá em mais um aventura cinematográfica, quase certo, desta vez mais sob o comando de Peter Jackson (na direção e produção) e menos Spielberg (somente na produção). Os dois combinaram que cada um tomaria conta de uma animação de Tintim no cinema.

É esperar para ver se o que o pai de Golum e Frodo na telona irá fazer.

As Aventuras de Tintim / The Adventures of Tintin: Secret of the Unicorn

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:
Direção: Steven Spielberg

Produção: Steven Spielberg e Peter Jackson

Roteiro: Edgar Wright e Joe Cornish

Gênero: Animação / Aventura

Elenco (vozes): Jamie Bell, Andy Serkis, Daniel Craig, Nick Frost, Simon Pegg, Toby Jones, Gad Elmaleh e Tony Curran

Duração: 107 min.

Ano: 2012

Categorias: Animação, Aventura

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 25 julho, 2012, 05:57

    Ah, aventura divertida e rocambolesca das boas! A sequência da perseguição sem cortes é uma aula.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*