As Nadadoras

Rating
Total

DISPONÍVEL NO NETFLIX
Yusra e Sara Mardinij são irmãs que decidem deixar a Síria em busca de uma vida longe da guerra. São adolescentes nadadoras, treinadas por seu pai, um ex-atleta da natação. As Nadadoras, o filme, traz a trajetória delas até a Alemanha, e até a felicidade, pouco depois, uma epopeia digna de cinema.
Todo o enredo tem um tom inspirador, mas o que se vê em tela é mais. Sally El Hosaini, a diretora do filme, disse que “elas são o 1%. Também queríamos representar os 99% dos refugiados que não têm esse final feliz ou esse resultado”. Isso porque o foco está nelas e no primo (o pai só deixa as filhas irem acompanhadas do primo delas), mas os personagens secundários cativam.
Há a mãe que deixa o Sudão com o filho de colo, os golpistas (que abusam mesmo de quem mais necessita), o professor de natação que abriga Yusra na Alemanha.
São ótimas as cenas de aperto durante o trajeto até a Europa. O ápice acontece quando estão no mar Egeu e, em um bote que claramente afundaria, resolvem nadar e, assim, salvar os outros 18 companheiros.
Nos papeis principais estão duas atrizes franco-libanesas que também são irmãs na vida: Nathalie e Manal Issa. Mandam bem.
Conhecer a trajetória destas duas nadadoras dá uma pitada do que é ser refugiado. Como disse a diretora Em Hosaini, elas fazem parte do 1% com final feliz. “Minha esperança é que esse filme derrube esteriótipos sobre refugiados e mulhees arábes”, completa.
_________________________________________________________________________________________________
As Nadadoras / The Swimmers
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Elenco: Nathalie Issa, Manal Issa e Matthias Schweighöfer
Ano: 2022
Gênero: Drama
Duração: 134 min.
Direção: Sally El Hosaini