As Neves do Kilimanjaro
Rating
Total
Apesar do nome, não é um documentário. Muito menos trata-se de um filme de aventura. As Neves do Kilimanjaro é um drama francês, bem francês.
O roteiro se diz livremente inspirado em Os Miseráveis, e de fato há uma subtrama de um assalto que leva à condenação e depois ao perdão, lembrando o clássico de Victor Hugo. Sem entregar muito, dá para escrever que um casal de trabalhadores tem suas economias roubadas em um violento assalto. Entre o dinheiro estavam passagens para visita à África, ao monte Kilimanjaro, um sonho da dupla.
O crime altera não só os planos da viagem. Alteras a imagem que Michel, recém-desempregado, faz dos jovens marselheses (entre eles, um que também perdeu o emprego). E leva o casal – que no assalto estava com outro casal (este bem mais abatido após o crime) – a pensar o que fazer, já que de cara sabe-se quem comandou o roubo.
Virá o perdão, mas de uma forma diferente, definida no final do filme. Opinião minha: o perdão do casal é uma forçada de barra. Mas ok, até que dá para encarar, pois a pior situação fica proibida pela Justiça.
É típico filme francês pelas ruas de Marselhe, com um clima de proveito da vida, mesmo em meio ao drama. A melhor cena fica para a entrada de Marie-Claire, a esposa, em um bistrô, para pela primeira vez experimentar algo alcoólico. O garçon dá um show. Fica até um tanto fora de contexto, mas vale a cena.
As Neves do Kilimanjaro / Les Neiges du Kilimandjaro
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2011
Duração:107 min.
Gênero: Drama
Direção: Robert Guédiguian
Roteiro: Robert Guédiguian
Elenco: Jean-Pierre Darroussin, Grégoire Leprince-Ringuet, Ariane Ascaride e Gérard Meylan
Olá, Katia. Obrigado pelo elogio. E por passar por aqui. Assista a este As Neves do Kilimanjaro. É bacana. E volte aqui no blog.
Nossa, eu estou mesmo velha! Ao ler o título na lista aqui ao lado pensei tratar-se do "clássico" As Neves do Kilimanjaro, aquele com Gregory Peck e Ava Gardner! rsrs
Vou atrás desse que vc descreve aí em cima, obrigada pela dica!
Aliás, li a crítica q vc fez ao filme K-Pax, adoro o filme, parabéns pela críticas e pelo blog!