Batem à Porta
Rating
Total
DISPONÍVEL NO NOW
Posso dizer que continuo fã de M. Night Shyamalan, diretor que ganhou notoriedade com O Sexto Sentido, em 1999. Seu prestígio continuou em longas como Corpo Fechado (2000), Sinais (2002) e A Vila (2004). Depois destes, uma enorme caminhada com filmes fracos, como O Último Mestre do Ar, A Dama da Água, A Visita, Depois da Terra e Fim dos Tempos. Até que em 2016 veio Fragmentado. E eis que agora aparece Batem à Porta.
Shyamalan aos poucos vai se soltando do plot twist, a reviravolta que deixa boquiaberto o espectador. Se em O Sexto Sentido ele causou alvoroço com este estilo, acabou ficando preso a ele, entregando filmes que em nada surpreendiam, apesar de ser essa a pretensão.
Já em Fragmentado ele deixou de lado o plot twist. Agora, mais uma vez. Adaptando o livro O Chalé no Fim do Mundo, de Paul Tremblay, o diretor e roteirista coloca em cena Andrew (Jonathan Groff) e Eric (Ben Aldridge), que moram com a filha pequena, Wen (Kristen Cui), em uma cabana isolada. A tranquilidade é interrompida quando um grupo de estranhos liderado por Leonard (Dave Bautista) chega ao local. Os invasores – são quatro ao todo, também interpretados por Rupert Grint, Nikki Amuka-Bird e Abby Quinn – entram à força na casa e fazem os hóspedes reféns.
Chega então o tema Shyamalan tanto gosta: apocalipse. Os bandidos contam a Eric, Andrew e Wen sobre supostas visões que tiveram e que os levaram a obrigar a família a tomar uma decisão inimaginável: precisam escolher qual dos três irá morrer, assim evitando o apocalipse.
Se você não notou pelos nomes, deixo claro. Andrew e Eric são um casal gay. E este ponto é bem tratado por Shyamalan, dando um gancho para uma possível perseguição homofóbica dos invasores.
O diretor sabe criar suspense com sua câmera, sabe fazer o espectador mudar de ideia, sabe engajar o público na história. Ainda que tudo isso aconteça menos do que em seus filmes no começo da carreira.
Dave Bautista, este ano em despedida do personagem Drax da franquia Guardiões da Galáxia, manda bem. É diferente vê-lo intelectual, mas agrada. A outra cara conhecida é Rupert Grint, o Ronald Weasley de Harry Potter. Ele, porém, fica menor na trama.
Gostei do que Shyamalan entrega. Talvez porque a decepção com seus filmes pós A Vila tenha sido enorme. Uma grata surpresa.
_______________________________________________________________________________________________________
Batem à Porta / Knock at the Cabin
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Elenco: Jonathan Groff (II), Ben Aldridge, Kristen Cuj, Dave Bautista, Nikki Amuka-Bird, Rupert Grint, e Abby Quinn
Ano: 2023
Duração: 105 min.
Direção: M. Night Shyamalan
Roteiro: M. Night Shyamalan, baseado em livro de Paul Tremblay
Gênero: Suspense