A Caixa

Rating
Total
No final do século 18, a escritora Ann Radcliffe definiu da melhor maneira a diferença entre terror e horror: “este último se faz acompanhar de um sentimento de obscura incerteza em relação ao mal que tanto teme”. É a sensação da dúvida que o horror carrega – o que não acontece no terror, sentimento de repulsa a algo assustador.
O preâmbulo é para descrever o sentimento ao assistir A Caixa. É tipicamente um filme de horror, longe de ser um filme de terror. É baseado no conto Button Button, de Richard Matheson, que foi publicado pela primeira vez na revista Playboy em 1970. Matheson é um autor renomado de ficção científica, fantasia e horror, erroneamente classificado como de terror por muitos. É dele a história de Eu Sou a Lenda, que também gerou filme.
Norma Lewis (Cameron Diaz) é uma professora casada com Arthur (James Marsden), um engenheiro da Nasa. Eles têm um filho e levam uma vida tranquila. Surge um misterioso homem, com a face deformada, que lhes dá uma caixa com um botão. Caso apertem o botão, receberão US$ 1 milhão. Mas ao mesmo tempo alguém desconhecido morrerá. Norma e Arthur têm 24 horas para decidir.
Mais do que manter o clima de suspense, o filme aguça a curiosidade. O que está por trás da caixa? Por que eles? Como mudar o rumo dos acontecimentos?
Tecnicamente, o filme tem excelente trilha sonora, que agrega muito. Gostei de Cameron Dias em um papel mais “pesado”. E James Marsden e Frank Langella (o portador da caixa) vai bem também. Os efeitos visuais são bacanas. O jovem Richard Kelly (de Donnie Darko) é diretor, roteirista e produtor – competente.
Na internet, é praticamente unânime que A Caixa é uma porcaria. Mas tive sensação oposta. Muito bom para mim. Dizem que tem falhas grotescas, o que não concordo. E que não tem lógica. E todo filme precisa ter? Não.
A Caixa / The Box
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Richard Kelly
Elenco: Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella, Gillian Jacobs e James Rebhorn
Duração: 115 min
Gênero: horror
Produção: Richard Kelly, Dan Lin, Kelly McKittrick e Sean McKittrick
Trilha sonora: Win Butler, Régine Chassagne e Owen Pallett
Roteiro: Richard Kelly, baseado em história de Richard Matheson
Achei esse filme maomenos, começa bem, mas desanda pra caramba. Geralmente um episódio de 30 minutos de Além da Imaginação não rende um filme de 90 minutos. Ao menos o Kelly se recuperou do desastre Southland Tales…
Tem filme que não precisa explicar… é a diferença deste.
O filme é realmente muito bom, mas tem muita coisa que não é explicada. Essa é a falha do filme, mas a ideia é muito boa. Quem sabe não lançam o segundo para explicar tudo? rs…