A Caixa

A Caixa

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

No final do século 18, a escritora Ann Radcliffe definiu da melhor maneira a diferença entre terror e horror: “este último se faz acompanhar de um sentimento de obscura incerteza em relação ao mal que tanto teme”. É a sensação da dúvida que o horror carrega – o que não acontece no terror, sentimento de repulsa a algo assustador.

O preâmbulo é para descrever o sentimento ao assistir A Caixa. É tipicamente um filme de horror, longe de ser um filme de terror. É baseado no conto Button Button, de Richard Matheson, que foi publicado pela primeira vez na revista Playboy em 1970. Matheson é um autor renomado de ficção científica, fantasia e horror, erroneamente classificado como de terror por muitos. É dele a história de Eu Sou a Lenda, que também gerou filme.

Norma Lewis (Cameron Diaz) é uma professora casada com Arthur (James Marsden), um engenheiro da Nasa. Eles têm um filho e levam uma vida tranquila. Surge um misterioso homem, com a face deformada, que lhes dá uma caixa com um botão. Caso apertem o botão, receberão US$ 1 milhão. Mas ao mesmo tempo alguém desconhecido morrerá. Norma e Arthur têm 24 horas para decidir.

Mais do que manter o clima de suspense, o filme aguça a curiosidade. O que está por trás da caixa? Por que eles? Como mudar o rumo dos acontecimentos?

Tecnicamente, o filme tem excelente trilha sonora, que agrega muito. Gostei de Cameron Dias em um papel mais “pesado”. E James Marsden e Frank Langella (o portador da caixa) vai bem também. Os efeitos visuais são bacanas. O jovem Richard Kelly (de Donnie Darko) é diretor, roteirista e produtor – competente.

Na internet, é praticamente unânime que A Caixa é uma porcaria. Mas tive sensação oposta. Muito bom para mim. Dizem que tem falhas grotescas, o que não concordo. E que não tem lógica. E todo filme precisa ter? Não.

A Caixa / The Box

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:

Direção: Richard Kelly
Elenco: Cameron Diaz, James Marsden, Frank Langella, Gillian Jacobs e James Rebhorn
Duração: 115 min
Gênero: horror
Produção: Richard Kelly, Dan Lin, Kelly McKittrick e Sean McKittrick
Trilha sonora: Win Butler, Régine Chassagne e Owen Pallett
Roteiro: Richard Kelly, baseado em história de Richard Matheson

Categorias: Drama
Tags: A Caixa

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 4 maio, 2011, 22:15

    Achei esse filme maomenos, começa bem, mas desanda pra caramba. Geralmente um episódio de 30 minutos de Além da Imaginação não rende um filme de 90 minutos. Ao menos o Kelly se recuperou do desastre Southland Tales…

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 7 setembro, 2010, 16:10

    Tem filme que não precisa explicar… é a diferença deste.

  3. Angélica Vilela
    Angélica Vilela 31 agosto, 2010, 02:33

    O filme é realmente muito bom, mas tem muita coisa que não é explicada. Essa é a falha do filme, mas a ideia é muito boa. Quem sabe não lançam o segundo para explicar tudo? rs…

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*