Casablanca
Rating
Total
“Play it again, Sam” é uma das frases mais conhecidas e copiadas de todos os tempos. Além desta, “Sempre teremos Paris” também é um marco.
Filme de 1942 que figura na lista dos maiores clássicos de todos os tempos, conta a história de pessoas que tentavam fugir do nazismo na Europa rumo aos Estados Unidos. A cidade de Casablanca, ao contrário do que se possa parecer e do que eu imaginava, fica na África, mais precisamente no Marrocos. Este é um dos últimos pontos na rota para a América. Os refugiados passavam por lá antes de partir para Portugal ou Espanha. Para partir, precisavam ter uma “carta de trânsito”, uma espécie de visto.
Um dia, um major vai até o Rick’s Bar, onde se passa praticamente toda a história, procurando dois fugitivos que teriam roubado essas cartas. O dono do local, Rick Blaine (Humphrey Bogart), não quer se envolver porque ele joga em todos os times, pois seus clientes são nazistas, refugiados, ladrões, todo o tipo de gente.
Os dois refugiados que roubaram as cartas são o casal Ilsa Lund (Ingrid Bergman) e Victor Lazlo, líder da resistência tcheca. Eis que descobre-se que Ilsa e Rick já tiveram um passado juntos- em Paris- e relembram os velhos tempos.
É um filme lindo, que em 1943 levou os Oscar de melhor filme, melhor diretor e melhor roteiro. Vale dizer que Ingrid é mãe da atriz italiana Isabela Rossellini.
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
FICHA TÉCNICA
Direção: Michael Curtiz
Gênero: drama/romance
Ano: 1942
Duração: 102 min
Tags:
Casablanca
Os diálogos são excelentes, Bogart e Bergman no ápice. Excelente filme!
Preciso reasssitir. Refrescar a memória.