Cisne Negro
Rating
Total
Não assisti a nenhum outro filme indicado ao Oscar, mas se todos forem bons como este a briga será dura. Natalie Portman brilha muito (opa) como a bailarina Nina Sayers, que luta pelo papel de Rainha Cisne na apresentação do clássico O lago dos cisnes no Teatro Municipal de Nova York.
Nina tem uma técnica perfeita, porém seu diretor Thomas (Vincent Cassel) acredita que ela não é capaz de fazer um cisne negro tão bem quanto ela desempenha o cisne branco, porque o papel exige que a pessoa vá além do comum. Nina fica obcecada para provar que é capaz, apesar de sua mãe sufocadora, uma ex-bailarina, não a incentivar.
O filme mistura realidade com alucinações, pois Nina sofre de um distúrbio que a faz ver coisas, se ferir ou achar que está machucada. Em muitos momentos, o filme surpreende por fazer o espectador confundir se aquilo está acontecendo ou se é imaginação. O mesmo também acontece com o romance entre Nina e Lilly (Mila Kunis, sumida desde That 70’s Show…ou desde o velório do Michael Jackson), bailarina da mesma companhia e substituta de Nina como principal dançarina. As cenas de sexo entre elas são quentes, mas elas aconteceram ou Nina apenas imaginou?
O filme é bastante intenso no que se refere à busca da perfeição, ao mostrar a desgastante rotina de uma bailarina, e consegue surpreender pelo rumo da história. Li que o diretor Aronofsky adora criar aflições, e durante a mais de uma hora e meia de filme há muitas. Natalie Portman está destinada a ganhar o Oscar como melhor atriz, leva a obra nas costas.
Só agora buscando na internet informações sobre o filme descobri que a antiga bailarina da companhia que está se aposentando é interpretada por Winona Ryder. Irreconhecível.
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Título original: Black Swan
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Atores: Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder e Vincent Cassel
Duração: 103 min
Gênero: Suspense
Perfect
Agora assisti. Muuuiiitto bom. O fim coroa toda a obra, diferente e realmente aflitiva. É tensão o tempo todo, com cenas daquelas de virar o rosto. Portman é o filme, só ela.
Falando a verdade só lendo esse Blog que eu consegui entender o filme ! hahahaha , muito bom .
Natalie muito perfeita nesse filme. Me arrepiei na parte do cisne negro.
Se a Natalie não ganhar o Oscar de melhor atriz eu vou ficar louca. Não achei o melhor dos filmes que estão concorrendo, pra mim A Origem é o melhor. O Cisne tem uma trama angustiante, uma direção diferente… é pra ver de novo. Achei DUCA!
Tambem quero ver!
Quero ver. Tem uma fila de filmes pra assistir neste fds
Pensei que vc tinha reconhecido a Winona… Filme excepcional, o melhor que vi do Aronofsky… o uso da câmera digital é excelente (exatamente o oposto do Inimigos Públicos do Michael Mann).
Veremos os prêmios que leva no domingo… e veremos o q Aronofsky vai fazer no novo do Wolverine (yeah!)