Clube de Compras Dallas
Rating
Total
Clube de Compras Dallas é um prato cheio para atores. Não à toa Matthew McConaughey e Jared Leto abocanharam os Oscar de Ator e Ator Coadjuvante em 2014. O filme relata a história de dois doentes de aids no início da epidemia, em 1984. Mas é, sobretudo, sobre transformações. E McConaughey e Leto encarnam estas mudanças, físicas e psicológicas, com maestria.
Lá nos anos 1980 a aids era considerada sinônimo de homossexualidade e drogas injetáveis. Ron Woodroof (McConaughey) era o estereótipo do machão. Só se preocupava em transar com mulheres e beber cerveja com os amigos. Odiava gays. Até que pega a doença.
Com 30 dias até a morte, ele corre atrás de uma droga então experimental, o AZT. Mas logo descobre que não traz benefícios e até prejudica (a droga no início da epidemia era aplicada de maneira errada, exagerada) – mas há outras opções. O problema é que estas outras drogas são proibidas pelo FDA, o órgão do governo dos Estados Unidos que libera e testa medicamentos. A saída é contrabandear.
Aos poucos o espectador nota que o desespero de Woodroof o transforma. Ele melhora como pessoa. O que parece de início forçado acaba convencendo quem assiste ao filme.
Quando o travesti Rayon (Leto) entra em cena, a química é imediata. Ambos magros ao extremo, frágeis, mas apegados, apesar da diferença de personalidades. Decidem fundar o tal Clube de Compras Dallas.
As ótimas interpretações de Leto e McConaughey parecem até contagiar Jennifer Garner, que vive uma médica.
A obra é daquelas que cresce a cada minuto. Tem como base a dupla “oscarizada”, mas não só isso. Se transforma em um baita filme.
Clube de Compras Dallas / Dallas Buyers Club
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2013
Duração: 117 min.
Gênero: Drama
Direção: Jean-Marc Vallée
Roteiro: Craig Borten e Melisa Wallack
Elenco: Matthew McConaughey, Jared Leto, Jennifer Garner, Steve ZahnDallas Roberts, Kevin Rankin e Denis O’Hare