Código de Honra

Código de Honra

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Você conhece a “seringa segura”, que não pode ser reutilizada e evita acidentes médicos? É uma seringa que automaticamente solta a agulha quando é utilizada, ou seja, evita que seja reaproveitada. Parece algo perfeito, que poderia evitar doenças e acidentes de trabalho. Mas nenhum hospital se interessa em utilizá-la. Código de Honra (péssimo título em português para o original Puncture, “picada”) trata da batalha na justiça de dois advogados em defesa do inventor, que, para vender seu produto, precisa enfrentar um gigantesco monopólio nos Estados Unidos.

De vem em quando um filme pega de surpresa. Dava nada por este, que, pelo título esdrúxulo, me parecia uma obra sobre exército ou polícia, com aquelas histórias de superação. Que nada. Com o Capitão América Chris Evans no comando, o longa, baseado em história real, aborda a coragem e a inteligência dos dois advogados ao bater de frente com a indústria.

O filme conta que até 1966 só se usavam nos Estados Unidos seringas de vidro, que poderiam ser esterilizadas com calor. Neste ano morre o presidente da Thompson, uma das gigantes da indústria médica, e, com a posse dos seus herdeiros, surge uma opção mais barata e de grande rotatividade, a seringa de plástico, impossível de ser esterilizada.

O sócio de Mike (Chris Evans) é Paul, vivido por Mark Kassen (um dos diretores, ao lado de seu irmão, Adam Kassen). Mike é um loucão que cheira cocaína a toda hora. Paul tem a cabeça no lugar. O caso chega à dupla após um encontro com Vicky Rogers (Vinessa Shaw), uma enfermeira com aids contaminada após um acidente de trabalho com uma seringa comum.

É claro que, por pender para o lado dos advogados, o filme trata a indústria farmacêutica como vilã. Mas não há muito o que fazer quando um caso deste vem à tona. Chris Evans manda bem, assim como Mark Kassen, deixando para trás as imagens de seus super-heróis – além do Capitão América, já foi o Tocha Humana em O Quarteto Fantástico.

A única falha do filme é não explicar como um cara tão viciado como Mike consegue tempo para ficar forte. A todo tempo ele fica sem camisa. Nem a injeção tomada pelo Capitão América explicaria, com ou sem a “seringa segura”. Mas isso é um detalhe. Fica a mensagem da história que precisava ser contada.

Código de Honra / Puncture 


CLASSIFICAÇÃO: DUCA 


Ficha ténica: 
Direção: Adam Kassen e Mark Kassen
Elenco: Chris Evans, Mark Kassen, Vinessa Shaw, Michael Biehn, Brett Cullen e Jesse L. Martin
Duração: 100 min.
Gênero: Suspense
Ano: 2011
Roteiro: Chris Lopata

Categorias: Suspense

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*