Como Treinar o Seu Dragão

Como Treinar o Seu Dragão

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

Uma anim-ação. Assim mesmo, com duas palavras, uma separada da outra pelo hífen. Como Treinar o Seu Dragão é um filme cheio de ação, da primeira à última cena, e deixa o espectador ligado à aventura sem praticamente perceber que por trás há um desenho.

A história do garoto Soluço é resumida logo no começo do filme, quando sua aldeia viking é atacada por dragões, que passam por ali, saqueiam, destroem e levam embora suas ovelhas. O menino é franzino e um tanto atrapalhado e tenta a todo custo ajudar na árdua tarefa de manter as enormes ameaças cuspidoras de fogo longe dos humanos. Mas a cada tentativa de ajudar Soluço só piora a situação, o que faz dele motivo de piada entre os outros adolescentes e preocupação de seu pai, Stoico.

Quase que sem querer, Soluço acerta um Fúria da Noite, tipo de dragão preto que voa quase invisível à noite e jamais erra seu alvo. Seria a glória de qualquer viking voltar para casa carregando a cabeça deste dragão, jamais capturado. Mas o garoto não consegue, pois não é um matador de dragões. É, o que descobre na prática, um treinador de dragões.

Produto da Dream Works (Madagascar e Shrek), Como Treinar o Seu Dragão inova na iluminação. É o primeiro desenho que se preocupa com as luzes, com o contraste. E por isso tem lindas cenas. Mérito para Roger Deakins, que foi convidado a dar pitacos e decidiu entrar de cabeça na equipe do longa.

Está lá o toque adolescente: Soluço consegue juntar ao seu lado uma trupe de meninos e meninas típicos de escolas – o gordinho nerd, o pseudo-valentão, a menina cobiçada e os irmãos briguentos, todos em busca de reconhecimento. Mas isso é ótimo, afinal não é preciso ser diferente para ser bom.

Concorrente aos Oscar de Melhor Animação e Trilha Sonora (derrotado em ambos), Como Treinar o Seu Dragão entra na minha lista dos melhores desenhos.

Como Treinar o Seu Dragão / How to Train Your Dragon

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

Ficha técnica:Direção: Dean DeBlois, Chris Sanders
Roteiro: Dean DeBlois
Elenco (vozes): Jay Baruchel, Gerard Butler, America Ferrera e Craig Ferguson
Duração: 98 min.
Gênero: Animação

Categorias: Animação

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 27 dezembro, 2011, 17:23

    Esse filme é muito bom, é uma das poucas animações da Dreamworks que funciona sem usar a muleta da sátira (como O Espanta Tubarões). O roteiro é amarradinho e não faz concessões. Muito bom mesmo

    Quanto à questão Oscar, animação merece concorrer na categoria principal sim. Oras, Toy Story 3 foi o melhor filme de 2010, muito melhor q Discurso do Rei, Cisne Negro, Rede Social e a Origem.

  2. MarianaMSDias
    MarianaMSDias 25 março, 2011, 15:31

    Eu adoro desenhos e tenho uma ótima desculpa para assistir: sou mãe.

    "Como treinar…" é uma delícia! Cheio de ação e de emoção, como as mamães gostam, rssss

    E com aquela liçãozinha básica dos desenhos animados. Amei!

  3. Renata Santos
    Renata Santos 17 março, 2011, 01:09

    Adorei este filme. E no tt até enchi a Flávia sobre a possibilidade deles concorrerem a melhor filme… agora que já pensei no assunto concordo com a Flá, deveria ter uma categoria específica para animação aí sim seria divertido, correto.

  4. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 15 março, 2011, 18:45

    Eu discordo de vocês duas. Eles têm todo o "direito" de participar, assim como os documentários, que também têm uma categoria à parte. A categoria é Melhor Filme, e nela pode entrar tudo.

    Já se os desenhos merecem ganhar, aí é outra discussão. Penso que até agora nenhum mereceu. Mas pode acontecer…

  5. Renata Rogatto
    Renata Rogatto 15 março, 2011, 18:15

    COncordo com a Flávia, não dá para comparar Shrek, por exemplo, com Cisne Negro.

  6. Flavia Braz
    Flavia Braz 15 março, 2011, 16:08

    Adorei também. Faço questão de assistir às animações no cinema, cheio de crianças e com o meu primo. Vejo todas com ele. Os filmes estão cada vez melhores, mas com a risada das crianças fica ainda mais gostoso.
    Volto a dizer que amo esse gênero, mas acho bizarro eles concorrerem no Oscar com filmes, levando em conta o fato de que existe uma categoria para eles. Não acho possível essa comparação.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*