Conduta de Risco

Conduta de Risco

Rating

3.5 out of 5
Vale o ingresso

Total

3.5
3.5 out of 5

Sete indicações ao Oscar, com um deles entregue a Tilda Swinton, como Atriz Coadjuvante. Mais oito indicações ao Globo de Ouro, vencendo em Drama, Ator (George Clooney), Ator Coadjuvante (Tom Wilkinson) e Atriz Coadjuvante (Tilda). Conduta de Risco tem credenciais para ser um ótimo filme – e não desaponta.

Michael Clayton (Clooney) – nome original da obra (o melhor, desta vez, seria o de Portugal: Uma Questão de Consciência) – trabalha em uma das maiores firmas de advocacia em Nova York, com a função de, segundo ele mesmo define, fazer a “faxina” em casos que os clientes claramente têm culpa. Ou seja, ele é o cara que minimiza os problemas judiciais, que conhece tudo sobre julgamentos e, por isso, melhora a vida dos culpados. Mas, como ele também diz, “não faz milagres”.

Amigo e colega de Clayton, o advogado Arthur Evans (Tom Wilkinson) de repente surta em um julgamento da empresa U-North, que até então ele defendia. Muda de lado e passa a uma busca incessante pela culpa da empresa, que produz pesticidas e, de acordo a acusação, ignorou alertas de contaminação em humanos, o que pode gerar câncer em pessoas.

Clayton fica dividido entre ajudar o amigo e manter seu emprego. Tenta fazer os dois, até que…

É mais um filme dos bons de George Clooney, que tem acertado fácil fácil. Tom Wilkinson manda muito bem como o surtado advogado. Tilda Swinton, que faz a manda-chuva da empresa U-North, também “apavora”. Mérito também para Tony Gilroy (roteirista do ótimo Advogado do Diabo e da trilogia Bourne), que o dirigiu e roteirizou.

Se te parece mais um blockbuster americano, saiba que o Festival de Veneza indicou o filme ao leão de Ouro – troféu perdido. E o Bafta também premiou Tilda.

Um ponto begativo: é daqueles filmes que não se pode piscar. Muitas vezes isso é bom, mas muitas vez não. Neste caso, é um enredo que dá tantas voltas que uma distração joga o filme no lixo. Fica a dica: após o fim, volte à primeira seqüência de cenas.


Conduta de Risco / Michael Clayton

CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO

Ficha técnica:Direção:Tony Gilroy
Roteiro: Tony Gilroy
Elenco: George Clooney, Tilda Swinton, Tom Wilkinson, Michael O’Keefe, Sydney Pollack, Danielle Skraastad e Wai Chan
Género: Drama
Duração: 119 min.

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 7 fevereiro, 2011, 14:04

    Excelente. E tem a melhor atuação do Clooney.

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente Author 7 fevereiro, 2011, 01:36

    Ah, eu entendi. Eh o que eu descrevi acima.. com um fim.

  3. Renata Santos
    Renata Santos 7 fevereiro, 2011, 00:49

    Eu já vi este filme umas duas vezes e não entendi em nenhuma das duas. Claro que não coloco a culpa em mim, e sim no roteiro que não consegui prender a minha atenção. 😉 vou tentar de novo.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*