A Cor Púrpura

A Cor Púrpura

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5

A Cor PurpuraPara quem está acostumado a ver Whoopi Goldberg em papéis cômicos, vai estranhar um pouco este filme. Porque olha, a mulher sofre.

 

A história se passa na Georgia e começa em 1909. Whoopi é Celie, uma garota que aos 14 anos foi violentada pelo pai e teve 2 filhos dele. Ela e a irmã Nettie são super unidas, mas aparece um “Sinhô” (Danny Glover) querendo casar com Nettie, só que o pai delas oferece Celie no lugar. Ele aceita e Celie vai viver com ele e uma penca de filhos.

 

Celie é escravizada e tratada como lixo o filme todo. Demora um pouco a ganhar ritmo, isso só acontece quando a irmã dela aparece para passar uns tempos em sua casa. Aí ela ensina Celie a ler e escrever para que caso tenham que se separar elas possam se comunicar por cartas. Nettie é expulsa pelo Sinhô (que chama Albert) e Celie fica mais solitária ainda. A esperança é de que a irmã escreva, mas o Sinhô a proíbe de mexer na caixa do correio e sempre diz que não há nenhuma carta para ela. (No final a gente descobre que as cartas chegavam, o homem é que não as entregava).

 

A amante do Sinhô é levada para morar com eles. É uma cantora de blues que leva um pouco de vida para a casa e vira grande amiga de Celie.
A segunda metade do filme é o drama das duas irmãs voltarem a se encontrar, pois Celie descobre que Nettie está morando na África juntamente com os dois filhos perdidos de Celie!!!

 

É um filme muito bom que retrata a submissão da mulher, especialmente da mulher negra e a segregação que havia nos Estados Unidos da época. Inclusive quem atua como a mulher do enteado de Celie é Oprah Winfrey, em sua estreia no cinema, que vai muitíssimo bem.

 

A obra é de 1985 e foi indicada a 11 Oscar, mas não ganhou nenhum. A direção é de Steven Spielberg. Para chorar bastante.

 

CLASSIFICAÇÃO: DUCA

 

Ficha técnica

 

Direção: Steven Spielberg

 

Duração: 154 min

 

Gênero: Drama
Categorias: Drama

Sobre o Autor

Comentários

  1. Fernando
    Fernando 29 julho, 2011, 03:51

    Credo, coitada da Oprah. Muito bom filme, e realmente injusto não ter levado nenhuma estatueta (Oscar como sempre fazendo cada m****).

  2. Marcelo
    Marcelo 3 maio, 2011, 15:47

    Nesse filme Spielberg dissemina a praga Oprah Winfrey. Mas, falando sério, muito bom, o elenco inteiro (inclusive a Oprah) tá excelente!

  3. Anônimo
    Anônimo 5 fevereiro, 2010, 19:05

    É um dos meus filmes prediletos também. Tenho o DVD e me lembro que a primeira vez que assiti, estava com a minha irmã. Choramos tanto e nos surpreendemos com essa história emocionante.
    Vale a pena assitir!
    Carol Prado

  4. Angélica Vilela
    Angélica Vilela 17 janeiro, 2010, 20:34

    Este é um dos meus filmes preferidos que ainda não consegui convencer o Danilo a ver. rs…
    Acho injusto não ter ganho nenhum Oscar! É espetacular! Ah, outro filme que gosto muito é o as Pontes de Madson. Se alguém viu, por favor, faça a sinopse. Quem sabe assim o Danilo não assiste também! rs…

  5. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 12 janeiro, 2010, 15:56

    Falha minha. Nunca vi esse filme. Todo mundo fala bem. Preciso ver.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*