Cosmópolis

Cosmópolis

Rating

1 out of 5
Nem a pau, Juvenal!

Total

1
1 out of 5

É por isso que gosto deste blog (há outros motivos, mas este é um deles): a crítica pseudo-inteligente elogiou este filme. Gosto é gosto e há muita gente inteligente que gostou. Mas em geral os críticos disseram que Cosmópolis é a “depuração do diretor David Cronenberg”, que é uma “crítica fiel ao século 21”, que “é um filme a ser compreendido aos poucos”. Bla, bla, bla. Parece que eu, um reles morta, não tenho inteligência suficiente para entender a obra. Pode ser. Mas para mim está claro: que filme chato!

Fiquei abismado: como Juliette Binoche e Paul Giamatti entraram nesta furada? O protagonista é o vampiro Robert Pattinson, e até aí tudo bem, pois a cara de morto do protagonista cai como uma luva para ele. Mas Binoche e Giamatti? O papel dela – uma prostituta quarentona – é ridículo, pequeno. E o dele, apesar de importante, é pouco para um ator de seu calibre.

Na história, Pattinson é Eric Packer, um bilionário de 28 anos que cruza Manhattan atrás de um corte de cabelo e, no decorrer de um dia, perde sua fortuna depois de apostar na Bolsa contra o yen. Durante a ida ao cabeleireiro ele usa sua limusine para fazer de tudo um pouco: despachar com assessores, ter seu check-up médico diário, transar…

Seria uma crítica ao capitalismo, uma fotografia do consumismo atual, um relato da superficialidade dos novos ricos. Balela. É simplesmente um filme chato. A perda de dinheiro dele com a aposta no yen é mal apresentada, fica em segundo plano, quando deveria ter destaque. O cara é apático, mas esse sentimento se deve a… a… a… a nada.

 Cada um cria sua teoria para essa apatia do protagonista. E aí fica fácil. Cadê o roteiro? Ah, mas os diálogos são difíceis. São mesmo. E por isso um filme fica bom?

A única linha condizente com Cosmópolis que li em uma crítica foi de. John Carpenter , diretor e produtor cinematográfico norte-americano. Ele disse que David Cronenberg começou a se levar a sério demais. Exato!

Cosmópolis / Cosmopolis 


CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL! 


Ficha técnica: 
Ano: 2012
Duração: 109 minutos 

Gênero: Drama
Direção: David Cronenberg
Roteiro: David Cronenberg
Elenco: Robert Pattinson, Kevin Durand, Sarah Gadon, Juliette Binoche, Jay Baruchel, Samantha Morton, Mathieu Amalric e Paul Giamatti

Categorias: Drama
Tags: Cosmópolis

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*