Duelo de Campeões

Duelo de Campeões

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Este é um filme para quem gosta de esportes. E olhe lá. Duelo de Campeões conta a história da saga dos Estados Unidos ao vencerem a Inglaterra na Copa do Mundo de futebol de 1950, aqui no Brasil. Não foi uma vitória comum: foi a de um time amador contra a seleção do inventor do esporte. O episódio é ótimo, e por isso merecia um filme melhor.

A maioria das mulheres pode ter apenas um motivo para ver o filme: Gerard Butler é o protagonista, novinho novinho (o longa é de 2003). Ele é o goleiro do catado feito às pressas pelos Estados Unidos para jogar a Copa no Brasil. Qual o motivo de, como em Fuga para Vitória, o mais famoso ser o goleiro?

Há alguns pontos bacanas na história. Em primeiro lugar, foi a Copa imediatamente seguinte à Segunda Guerra Mundial – e isso é claramente explorado pelo filme. Em segundo lugar, os americanos eram tidos como carta fora do baralho em qualquer bolsa de apostas – nem citados eles eram. Por fim, o mundo futebolístico era outro, com goleiros sem luvas, aquela bola pesada e alaranjada e uniformes costurados à mão.

O problema do filme é que a patriotada norte-americana exagera. Ok, a maioria dos jogadores da seleção era advinda das fileiras das Forças Armadas. E o momento ainda mostrava-se tenso. Mas a cena em que eles vestem o uniforme pela primeira vez, pelo amor de Deus, é exagerada!

Os jogadores da seleção dos Estados Unidos se dividem entre os originários de Saint-Louis, os da costa oeste e os de Nova York. O filme segue mais os de Saint-Louis, onde, segundo um repórter, estão alguns dos melhores do mundo, mesmo que amadores (olha a patriotada de novo!).

Após treinarem em Nova York, os jogadores seguem ao Brasil. E aí o filme ganha e perde pontos. O cenário brasileiro em 1950 é bem reconstituído. Ao chegar ao Rio de Janeiro, aparecem o Copacabana Palace, ônibus de época, calçadão etc. Belo Horizonte, onde o jogo acontece, tem o estádio Independência bem retratado, incluindo o cartaz oficial do torneio como pano de fundo. O problema é que, como normalmente acontece, o Rio está em Carnaval, mesmo no fim de junho! Todo mundo na rua sambando. E, nas mesas de bar, só caipirinha. Estereótipo demais.

Foi uma Copa diferente. Seleções de Turquia, Índia e Escócia desistiram, deixando o grupo do Uruguai, que seria campeão, somente com a Bolívia. Foi a Copa desta enorme zebra, que pode ter sido a maior de todos os tempos. Vale, sim, um filme. Mas poderia ser um melhor.

Duelo de Campeões / The Game of Their Lives


CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE 


Ficha técnica: 
Direção: David Anspaugh
Elenco: Gerard Butler, Costas Mandylor, Gavin Rossdale, Patrick Stewart, John Rhys-Davies, Terry Kinney e Wes Bentley
Ano: 2003
Duração: 101 min.
Gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*