Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer
Rating
Total
Caramba, chegamos ao quinto Duro de Matar. Agora a saga de John McClane vem com o subtítulo Um Bom Dia para Morrer. Já assisti a todos os outros quatro – não tinha como deixar de ver este. Pena que é o pior deles.
Ação, claro, tem a todo momento. Os carros voando, as pontes explodindo, os tiros passando de raspão e as pessoas morrendo em dezenas são concentrados em apenas um dia. Nada, menos do que isso: não chega nem a das 24 horas. Logo ao pousar na Rússia para ajudar o filho, que será julgado por assassinato, McClane se depara com uma fuga espetacular do tribunal. Bombas, carros, fogo… tudo o que Duro de Matar tem de melhor já aparece de cara. O problema é que é mais do mesmo – e, pior, não mais no canto do policial protagonista, a cidade de Nova York. E Jai Courtney, ator que interpreta Jack McClane, o filho, é ruim de doer!
As melhores partes do filme – fora a ação – são quando John McClane é irônico. Agora já mais velho, ele é o personagem que sabe o que irá acontecer, tem a experiência ao seu lado. Essa é uma boa sacada: o filho é um bobo valentão, mais pela inexperiência do que, claro, pela genética.
No fim, ao chegar em Chernobyl (imagina o que o filme exagera!), a veracidade descamba. Não dá para antecipar o motivo de eles estarem lá, mas, apesar de cenas incríveis (como a da dupla do bem se jogando de uma janela de vidro), a liberdade é total. Aliás, como Jonh McClane é sortudo: ele sempre se joga de prédios e acaba batendo em algo que amortece a queda!
Uma curiosidade: Garota de Ipanema toca em uma cena com os McClane em um elevador, prestes a quebrar tudo.
É um filme para entreter e agradar quem gosta de ação. Mas os quatro anteriores já ofereceram isso, com um roteiro melhorzinho.
Duro de Matar – Um Bom Dia para Morrer / A Good Day to Die Hard
CLASIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Direção: John Moore
Elenco: Bruce Willis, Jai Courtney, Sebastian Koch, Mary Elizabeth Winstead e Yuliya Snigir
Duração: 97 min.
Gênero: Ação
Ano: 2013
Produção: Skip Woods
Roteiro: Skip Woods