Dúvida

Dúvida

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

Não entendi tanto estardalhaço e todas as indicações ao Oscar que Dúvida recebeu. O argumento é válido e atual, principalmente depois da caça às bruxas promovida contra os padres católicos denunciados por pedofilia. O roteiro é poderoso e segue à risca título do filme. Mas não achei essa Coca-Cola toda.

Em uma escola católica a severa irmã Aloysius Beauvier (a sempre maravilhosa Meryl Streep), e a ingênua irmã James (Amy Adams), desconfiam da atenção demasiada do carismático padre Flynn (Philip Seymour Hoffman) a um novo aluno da instituição. A freira é conservadora, o padre é liberal, e o espectador precisa decidir se a “dúvida” da irmã tem fundamento ou é apenas perseguição. E a principal força do roteiro é exatamente jogar para o espectador o julgamento da questão.

Dúvida é um filme correto. As interpretações são certinhas (só Meryl Streep se destaca), a fotografia é normal, não peca em trilha nem em questões técnicas. Mas para mim ficou a sensação de que faltou algo. Talvez um pouco mais de paixão. Porque mesmo controversos, os personagens não despertam amor ou ódio. (Mais uma vez retiro Meryl Streep do comentário. Ela é a única que desperta sentimentos diversos).

Ficha técnica:

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO

titulo original: (Doubt)
lançamento: 2008 (EUA)
direção: John Patrick Shanley
atores: Meryl Streep , Philip Seymour Hoffman , Amy Adams , Viola Davis , Alice Drummond
duração: 104 min
gênero: Drama

Categorias: Drama
Tags: Dúvida

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 17 março, 2010, 22:35

    O elenco tá bem, o roteiro é bom, mas o Shanley se perde como diretor, estraga o que poderia ser um filmaço

  2. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 25 novembro, 2009, 18:50

    Vc tá crítica demais!!! O filme é bem legal. Os dois atores (já vi que vc não gosta do Philip etc!!!) mandam bem. A cena deles na sala dela é surreal.

  3. Diana Medeiros
    Diana Medeiros 25 novembro, 2009, 15:26

    Fiquei com preguiça do roteiro ficar exaltando o lance da dúvida tão descaradamente. Acho que seria mais forte se não fosse dito a cada segundo. Meryl Streep só falta usar um balão com uma interrogação sobre a cabeça o filme inteiro. Acho que faltou sutileza, nuances. É tudo muito rasgado, gritado, como se o espectador não fosse capaz de entender que todo mundo ali tem dúvidas.

  4. Danilo Vicente
    Danilo Vicente 25 novembro, 2009, 14:36

    Diana, vi outro filme!!!! Achei sensacional. Pra mim a graça é exatamente essa: os personagens não despertam raiva nem paixão. Mas fica uma tensão durante todo o filme. E, claro, a dúvida se o padre é pedófilo ou não. Talvez eu seja suspeito, porque gosto do Philip Seymour Hoffman. É mais um filme que ele domina, como em Capote. E a Meryl Streep também manda muito bem.

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*