Edifício Gagarine
Rating
Total
DISPONÍVEL NO TELECINE PLAY
Cité Gagarine, prédio construído pelo Partido Comunista francês no subúrbio de Paris, em homenagem ao cosmonauta Yuri Gagarin, foi implodido. Este é o fato. Fanny Liatard e Jérémy Trouilh pegaram este fato e o transformaram em um filme para lá de interessante, Edifício Gagarine, que mescla drama e fábula.
Mais do que um prédio. É um conjunto habitacional, que ao longo de décadas acompanhou o empobrecimento das periferias francesas, transformando-se em habitação de imigrantes. Cada vez mais abandonado, chegou ao nível de perigo para seus moradores. Restou a destruição.
O filme dá vida ao conjunto habitacional, com seus moradores felizes apesar dos problemas. Um deles é Yuri (Alseni Bathily, em ótima interpretação), que tem o sonho de se tornar astronauta. Eis uma ligação clara com o cosmonauta Yuri Gagarin, o primeiro humano a deixar o planeta Terra. E aí começa a mistura entre realidade e fábula.
Yuri é o único morador a não deixar o prédio para a demolição. No início, à espera de sua mãe, que o abandonou. Na sequência, escondido e imerso em sonhos.
No romance com Diana (Lyna Khoudri, muito bem no papel), adolescente de origem romena e ex-moradora do Gagarine, Yuri tem a sua única possibilidade da vida real ser feliz.
Uma hora o prédio virá abaixo. E o que será de Yuri?
____________________________________________________________________________
Edifício Gagarine / Gagarine
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração: 95 min.
Direção: Fanny Liatard e Jérémy Trouilh
Ano: 2020
Gênero: Drama
Elenco: Alseni Bathily, Lyna Khoudri, Jamil McCraven, Finnegan Oldfield, Farida Rahouadj, Denis Lavant, Cesar ‘Alex’ Ciurar, Rayane Hajmessaoud