Elvis

Elvis

Rating

4 out of 5
DUCA

Total

4
4 out of 5

DISPONÍVEL NO HBO MAX

Foram quase três anos de preparação para Austin Butler protagonizar Elvis, a cinebiografia do rei do rock. Por este período, o ator diz ter ficado obcecado, se dedicando quase exclusivamente ao personagem. Foram treinos de canto, dança, dicção e até tom de voz. Este é um dos exemplos de como o longa-metragem é grandioso. Não o único.

Elvis é uma superprodução. Com Butler e Tom Hanks no comando – o veterano astro interpreta o empresário “Coronel” Tom Parker -, traz um show de cores, luzes, gritos e cortes rápidos. Há cenários grandiosos e uma trilha sonora agitada. Este estilo é mérito de Baz Luhrmann, o diretor. Ele de cara já impacta com este jeito estravagante. Daí para a frente, não há descanso.

“Esse filme é mais que só a história de vida de Elvis Presley. Claro, é uma vida incrível para explorar, tanto quanto é a relação dele com o seu empresário, Tom Parker. Mas o filme também é sobre show e ‘business’, gerenciamento e controle, criatividade e honestidade”, resumiu Luhrmann em conversa com jornalistas, retratada em reportagem da Folha de S. Paulo. “É uma oportunidade de explorar ideias que vão muito além da música.”

Baz Luhrmann conseguiu. É esta “empolgação” e estilo que cativam no longa.

Elvis mostra o início da carreira do rei do rock e vai até sua morte, aos 42 anos, de ataque cardíaco. Há uma certa linearidade, mas há também idas e vindas no tempo. Quem conta a história é o empresário, Tom Parker. “Ele era um pedacinho do fruto proibido”, relata ao ver pela primeira vez Elvis num palco.
É verdade que não se trata de um longa fácil de acompanhar. São quase três horas de duração e por vezes a história fica de lado, abandonada pela “explosão” de cores e sons. Há ainda o foco no relacionamento entre Elvis e seu empresário (a interpretação de Tom Hanks, mais uma vez, é digna de Oscar, como a Butler), o que por vezes reduz a importância de outros personagens na vida do cantor.

Priscila Presley, por exemplo, aparece mais quando se separa do cantor do que em diferentes momentos. Foram seis anos juntos, que passam em um flash.

Porém, no geral, é um filme ousado, ao estilo Luhrmann, que esteve por trás de “O Grande Gatsby” e “Moulin Rouge: Amor em Vermelho”.

A Folha de S. Paulo resumiu bem. “Os cortes frenéticos, os personagens caricatos, o visual bombástico e a trilha sonora que mistura sons antigos a batidas moderninhas, sempre estourando nos alto-falantes, tornam o filme teatral. Mas não é difícil defender que, diante de vida e carreira tão intensas, só mesmo um espetáculo barulhento e exagerado para dar conta do tamanho de Elvis Presley”.

______________________________________________________________________________________________________
Elvis
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Elenco
: Austin Butler, Tom Hanks e Olivia DeJonge
Ano: 2022
Duração: 160 min.
Gênero: Drama
Direção: Baz Luhrmann

Tags: Elvis

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*