Era Uma Vez…
Rating
Total
É a primeira vez que entra um filme curta-metragem aqui no blog. Poderia ser uma estreia que valesse a indicação. Não é. “Era Uma Vez…” tem apenas sete minutos… ainda bem.
Assisti porque a ideia me pareceu boa. Personagens de contos de fadas estão decadentes e se reúnem na Associação de Personagens Deixados de Lado (Apedela). Em uma reunião estilo Alcoólicos Anônimos, em roda e um por vez, Pinóquio, Branca de Neve e Rapunzel são alguns dos que enfrentam seus traumas e solidão de viver no mundo real, longe das fábulas.
Brasileiro, o filme foi produzido por alunos da Escola de Cinema. Pena que jogou uma original temática no lixo. Os atores estão ruins – são estudantes, ok, o que dá um desconto -, os problemas escancarados pelos personagens são fracos e a caracterização é de uma pobreza incrível, não apenas de dinheiro, mas também de espírito. O Pinóquio virar político dá para entender. Mas e a Chapeuzinho Vermelho ser revoltada e provocadora? E a Branca de Neve estar cheia de plásticas? Sem condição… E não seria difícil colocar Papai Noel – que comanda o encontro – com uma barba branca falsa.
Ok, estou exigente com um projeto experimental. Verdade. E tomara que os participantes engrandeçam o cinema brasileiro. Mas é também verdade que o filme é ruim.
Era Uma Vez…
CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!
Ficha técnica:
Ano: 2009
Direção: Ana Gadelha
Gênero: Fantasia
Elenco: Aline Garnicelli, Ariadne Moraes, Écio Silva, Elaine Queiróz, Fernanda Gagliardi, Kaká Silveira, Luma Oquendo e Suellen Di Lello
Ruim demais, Marina. Tem no Netmovies, hein.
Danilo: destruindo sonhos estudantis desde 1980.