A Outra História Americana
Rating
Total
Filmaço. Daqueles de nos paralisar em frente à tela. A Outra História Americana é chocante, um tapa na cara da sociedade.
Foi o primeiro ou um dos primeiros filmes que vi com o Edward Norton. Virei fã instantaneamente. Ele é Derek, racista, adorador do nazismo (tem uma suástica tatuada no peito), que busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue. A violência o leva a um assassinato, e ele é preso pelo crime. Três anos mais tarde, sai da prisão e passa a ter outra preocupação: convencer o irmão (Edward Furlong –também ótimo) que tudo o que fez foi besteira, que não serve de modelo para ninguém.
O filme relata sem qualquer apelação uma realidade que infelizmente ainda existe. É um filme duro, forte. A cada imagem que se vê a sensação é de angústia. Jamais saiu da minha mente a cena do crime de Derek, com a pancada no meio-fio de uma rua.
De 1998, o filme – debut do diretor Tony Kaye (ele fazia vídeo-clipes) e do roteirista David McKenna – não chegou a grandes prêmios – a não ser Norton, indicado ao Oscar. Pouco para uma obra deste porte. Injusto. Será que é por mostrar um lado obscuro do preconceito nos Estados Unidos? Só falta!
Um dos melhores filmes de todos os tempos.
A Outra História Americana / American History X
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER
Ficha técnica:
Direção: Tony Kaye
Elenco: Edward Norton, Edward Furlong e “Danny” Vinyard
Duração: 119 min
Gênero: Drama
Roteiro: David McKenna
É violento mesmo, né Renata? Mas neste filme isso é ótimo. Mas não é a hipocrisia dos americanos apenas. Mostra a hipocrisia, no geral.
Eu amei este filme, mesmo tendo ficado com ele na minha cabeça para sempre, pela violência. Ele mostra a hipocrisia dos americanos e o quanto eles podem ser mais babacas do que se possa esperar.
O Norton tá um espetáculo, impressionantemente forte, um corpo que metiraostubo, mas na interpretação ele me ganhou pra sempre neste filme. Por sinal nunca assisti nada ruim com ele, mas se fizer, ainda terá créditos comigo por causa deste aqui.
Marina, assista. Vai adorar. Renata, vai na opção abaixo: Superbad.
Tenho um pouco de medo de filmes "tapa na cara da sociedade".. a gente já apanha todo dia na vida, na hora do cinema quero mais é relaxar.
Na lista do final de semana!
Ah, eu gostei muito. E filme é assim, né? É de momento, é de pessoa pra pessoa.
Porque se fosse com o Nicolas Cage, sem chances. Kkkkkkkkk!
Caramba, o filme é bom, mas não achei tudo isso. E olha que o Edward Norton é dos meus atores preferidos.