Flashdance – Em Ritmo de Embalo

Rating
Total

DISPONÍVEL NO NOW
Flashdance é um filme revolucionário. Não à toa estourou em seu lançamento, em 1983, ditando a moda e a cultura de então. Mesmo hoje mostra-se à frente em questões como a sexualidade.
Alex Owens (Jennifer Beals), uma jovem de 18 anos, mora sozinha e de dia trabalha como soldadora. À noite atua como dançarina em um bar, pensando em realizar o sonho de se tornar uma dançarina clássica. Ao frequentar o bar, Nick Hurley (Michael Nouri), o dono da empresa onde Alex trabalha, fica encantado por ela. Eis que os dois reatam logo uma relação amorosa.
O que surpreende no filme, ainda mais em uma produção de quase 40 anos atrás, é que Alex e Nick não se furtam ao relacionamento. Um gosta do outro, ela dá o passo decisivo para o namoro… e pronto. Sem receio, sem subtramas de o chefe e a funcionária se relacionando. Ambos querem e decidem suas vidas.
Em 1984, venceu o Oscar de canção original por Flashdance… What a feeling, composta pelo italiano ícone da música eletrônica Giorgio Moroder. A trilha sonora do filme é das melhores, com o outro hit Maniac, de Michael Sembello, além de I Love Rock’n’Roll, de Joan Jett & The Blackhearts. Vendeu 700 mil cópias nas duas primeiras semanas de seu lançamento.
A fotografia é muito bem arquitetada. O responsável Don Peterman concorreu ao mesmo Oscar por suas belas cenas (perdeu para Fanny e Alexander), como a da imagem acima deste texto. Aliás, o longa também foi indicado nas categorias Edição e Trilha Sonora, além de ter uma segunda opção em Canção Original (Maniac), que perdeu para What A Feeling.
Flashdance – Em Ritmo de Embalo, com o subtítulo no Brasil, foi dirigido por Adrian Lyne, responsável por 9 1/2 Semanas de Amor (1986), Atração Fatal (1987), Proposta Indecente (1993) e Infidelidade (2002). São todos filmes com ligação ao sexo, ao erotismo. Ponto para Adrian, que soube como poucos levar o tema para as telas.
A moda de moletom largo junto com polainas, traje rotineiro de Alex Owens, pegou firme pós-Flashdance. Isso sem contar o cabelo úmido mas armado.

Jennifer Beals tinha 19 anos quando interpretou Alex. Foi a segunda atuação de sua carreira, após uma ponta em Cuidado com Meu Guarda-Costas. Venceu Demi Moore na disputa pelo papel. De lá para cá, Beals trabalhou em longas como O Beijo do Vampiro (1988), O Diabo Veste Azul (1995), O Grito 2 (2006) e O Livro de Eli (2010). Flashdance é, sem dúvida, seu maior sucesso.
Já Michael Nouri começou sua carreira no final dos anos 1960, mas apenas em 1983, já com 39 anos, que ele conseguiu um grande papel ao viver Nick Hurley. Ao longo de sua trajetória, atuou em filmes como Encontrando Forrester (2000), O Terminal” (2004) e A Proposta (2009). É outro que teve seu auge em Flashdance.
Um filme que merece ser visto ainda hoje.
____________________________________________________________________________
Flashdance – Em Ritmo de Embalo / Flashdance
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 1983
Gênero: Romance
Duração: 95 min.
Direção: Adrian Lyne
Roteiro: Joe Eszterhas e Thomas Hedley Jr.
Elenco: Jennifer Beals, Michael Nouri, Lilia Skala, Jeanie Szabo, Kyle T. Heffner e Cynthia Rodes