Frances Ha
Rating
Total
O cartaz de Frances Ha me assustava: seria um filme sobre dança? A sinopse, para mim, confirmava, já que a protagonista é uma bailarina. Pensamento besta! Estava perdendo um belo filme!
A dança está no longa protagonizado brilhantemente por Greta Gerwig. Mas a história é sobre uma garota avoada, um tanto doidinha, do bem. A Frances do título, uma bailarina, quer melhorar na vida em Nova York, mas quer também aproveitá-la. E essa segunda parte ela faz.
Embora seja uma espécie de drama, o longa tem um sutil humor, tratando seus personagens com carinho. Frances divide um apartamento em Nova York com Sophie (Mickey Sumner), sua melhor amiga. Brincalhona e com ar de quem não deseja crescer, ela recusa o convite do namorado para que more com ele. Entretanto, a amiga logo a abandona quando surge a oportunidade de se mudar para um apartamento melhor localizado. A partir daí tem início a peregrinação de Frances em busca de um novo lugar que se adeque às suas finanças, que só caem.
Mesmo diante das dificuldades, Frances tenta manter o alto astral. Ela não nasceu para a dança: é desengonçada, no máximo esforçada. Mas continua na batalha para sobreviver.
As pessoas ao seu redor saem de cena uma a uma. Culpa do destino ou dela, que não “abre o leque” para ver o mundo?
Uma curiosidade é que Frances passa uma temporada na casa dos pais, em Sacramento. Pai e mãe no filme são os pais na vida real de Greta Gerwig, que nasceu em Sacramento!
As músicas que acompanham as cenas – o longa é todo em preto e branco – foram muito bem escolhidas. O fim é daqueles de prestar atenção. Não me agradou, pois pouco acrescenta, mas a cena entre as melhores amigas, Frances e Sophie, em uma festa leva a uma passagem lá do início, em que a personagem principal fala sobre uma espécie de desejo com troca de olhares.
Frances Ha
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2013
Gênero: Drama
Duração: 86 min.
Direção: Noah Baumbach
Elenco: Greta Gerwig, Mickey Sumner, Michael Esper,Adam Driver e Grace Gummer