Glória Feita de Sangue
Rating
Total
Ao ouvir o nome de Stanley Kubrick, logo se pensa em Laranja Mecânica, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, O Iluminado ou até Spartacus. São seus filmes mais famosos, históricos. O diretor deixou um legado de 13 longas, pouco diante de seus 70 anos de vida. Por isso, resolvi assistir a todos (o último foi O Grande Golpe). Desta vez vi Glória Feita de Sangue. Foi o título que chamou a atenção de Hollywood para Kubrick. Já se percebe que o diretor tinha algo a mostrar, pois a história difere do tradicional final feliz, que normalmente chega até no gênero de guerra.
Baseado em um romance de Humphrey Cobb sobre um episódio real da Primeira Guerra Mundial envolvendo o exército francês, o filme começa com dois generais combinando uma missão suicida de uma batalhão comandado pelo coronel Dax, interpretado por Kirk Douglas. Ele leva a tarefa adiante, mas seus soldados começam a morrer em sequência. Um grupo fica paralisado e não sai em ajuda aos companheiros. Os dois generais, que não conseguem explicar a ação porcamente tomada, decidem, então, convocar um tribunal para julgar todo o batalhão de Dax por “covardia”. Decidem escolher três bodes expiatórios, que, se culpados, serão executados.
Dax assume a defesa dos soldados, apesar de as chances dos três escaparem da pena de morte serem mínimas. Aí o filme vira para o julgamento deles.
Martin Scorsese, outro diretor-lenda, já disse que “é impossível ver o filme e não chorar”. Exagero. É um bom filme, mas os mais famosos de Kubrick são melhores.
Glória Feita de Sangue foi banido da França durante quase 20 anos. Só por isso já ganha pontos. Kubrick tinha somente 28 anos ao dirigi-lo. E foi durante as filmagens que conheceu sua terceira esposa, Christiane, que o acompanharia até sua morte, em 1999. Ela tem uma pequena participação, como uma alemã que entra em cena como “boba da corte” para o exército francês, mas no gogó, ao cantar, coloca os caras no bolso.
Glória Feita de Sangue / Paths of Glory
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Gênero: Guerra
Ano: 1957
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick
Elenco: Kirk Douglas, Ralph Meeker, Adolphe Menjou, George MacReady, Timothy Carey, Christiane Kubrick e James B. Harris
Duração: 128 min.
Produção: Kirk Douglas, James B. Harris e Stanley Kubrick