Grand Canyon – Ansiedade de Uma Geração
Rating
Total
Lawrence Kasdan. Poucos conhecem este nome. Mas o homem é responsável por alguns dos principais roteiros do cinema americano. São três Guerra nas Estrelas – O Império Contra-Ataca, O Retorno de Jedi e o recente O Despertar da Força (com George Lucas) -, O Guarda-Costas (aquele com Whitney Houston protagonista), Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida, O Reencontro e, o tema deste texto, Grand Canyon – Ansiedade de Uma Geração.
Grand Canyon tem sua qualidade baseada no roteiro. Mérito de Kasdan. De 1991, o longa ganhou o Urso de Ouro no Festival Internacional de Berlim. O roteiro foi indicado para o Oscar e o Globo de Ouro.
Considerado o sucessor de O Reecontro, obra do roteirista que estourou na década de 1980, Grand Canyon aborda a amizade entre dois homens após um deles, motorista de um carro reboque (Danny Glover), salvar o outro, um advogado (Kevin Kline), de um roubo de carro. O fato origina acontecimentos entre seus amigos e familiares.
É notável a premissa de que qualquer fato pode alterar a vida. Em um segundo, num piscar de olhos, tudo pode mudar, para melhor ou pior.
Ricos ou pobres, homens ou mulheres, crianças ou adultos. Nenhum tem controle sobre o futuro.
Danny Glover e Kevin Kline estão ótimos, à altura do argumento de Kasdan. Assim como Steve Martin, em um papel sério! Mary McDonnell, que interpreta a esposa do advogado, é outro rosto conhecido, mais pela década de 1980. Competente.
Este subtítulo em português tem nada a ver. Já “Grand Canyon”… vale assistir para descobrir.
Grand Canyon – Ansiedade de Uma Geração / Grand Canyon
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Lawrence Kasdan
Ano: 1991
Elenco: Kevin Kline, Danny Glover, Clifton Collins Jr., Steve Martin, Mary McDonnell, Mary-Louise Parker, Alfre Woodard e Jeremy Sisto
Gênero: Drama
Duração: 135 min.