Grande Demais para Quebrar
Rating
Total
Economia é um tema difícil para a maioria dos mortais. Depois da crise de 2008, o cinema dos Estados Unidos investiu na área, retratando passagens do maior pesadelo financeiro desde 1929. Todos têm traduzido bem o “economês”. Holywood fez um filmaço com A Grande Virada. Margin-Call – O Dia Antes do Fim também é ótimo. Já o documentário Trabalho Interno é meia-boca. E Capitalismo – Uma História de Amor é muito fraco. Ou seja, erros e acertos têm pontuado o cinema-crise. Grande Demais para Quebrar vem para acrescentar seu nome à lista das boas obras.
A trama do filme gira em torno do secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Henry “Hank” Paulson, do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, e do presidente do Banco Central de Nova York, Timothy Geithner, que, com funcionários do governo, integrantes do Congresso e os presidentes das maiores empresas do mundo, tentam salvar a economia norte-americana do colapso. Tentar, eles tentam, especialmente os funcionários públicos. E aqui está um diferencial deste longa em relação aos outros: o filme os deixa como bem-intencionados. Mas esta tentativa tem um limite: que ninguém saia prejudicado, incluindo – especialmente – os banqueiros, ponto-chave em um sistema supostamente grande demais para quebrar.
Nenhum personagem é bandido ou abertamente incompetente. Há sempre boas intenções, mas limitadas. Os banqueiros são … banqueiros: não querem perder dinheiro. Mas até aí…
O que encanta no filme são as mudanças de ações. A cada minuto a situação é alterada e Hank Paulson tem de contar com seu “feeling”, seu time e uma boa dose de torcida.
O elenco tem William Hurt, James Woods, Bill Pullman, Matthew Modine e Paul Giamatti, entre outros nomes de peso. Mandam muito bem, sóbrios, algumas vezes nervosos. Sempre no ponto certo.
Quem gosta de economia vai se deliciar. Quem não gosta, vale ver mesmo assim. É uma aula do que fazer e do que não fazer – cinema de qualidade no primeiro caso e decisões econômicas no segundo (será? o futuro dirá).
Grande Demais para Quebrar / Too Big to Fail
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Ano: 2011
Elenco: William Hurt, James Woods, Paul Giamatti, Kathy Baker, Tony Shalhoub, Bill Pullman, Matthew Modine, Edward Asner, John Heard, Erin Dilly e Cynthia Nixon
Roteiro: Peter Gould, baseado no livro de Andrew Ross Sorkin
Direção: Curtis Hanson
Duração: 98 min.