Interestelar

Interestelar

Rating

4 out of 5
Duca

Total

4
4 out of 5
Se você não gosta de ficção científica, não assista. Mas se, como eu, gosta… Interlestelar é sob medida!

 
Christopher Nolan mais uma vez acerta a mão. Depois de A Origem e a mais recente trilogia Batman, o diretor e roteirista opta por um filme difícil, cheio de teorias da física. Mas não por isso menos interessante.

 
Em um futuro de data incerta, a Terra está morrendo. Falta comida – a única fonte de alimentação é o milho. Nada mais importa, e isso faz com que avanços tecnológicos e de engenharia sejam totalmente voltados para a agricultura. A Nasa opera na clandestinidade e até as missões à Lua estão desacreditadas nos livros de história. “Não temos como justificar bilhões de dólares em gastos aqui enquanto pessoas estão morrendo de fome”, diz Professor Brand, o cientista que mantém a agência espacial viva.

 
O ex-piloto Cooper encontra a sede da Nasa. E aí tem de escolher entre ficar na fazenda com a sua família ou viajar ao espaço em busca de um planeta onde a humanidade possa ser reconstruída. E nada de sistema solar. Vai, através de um buraco negro, explorar os confins do espaço.
 
Mas Cooper encontra a Nasa por sorte, do nada? E bem um cara que é piloto? Sorte demais? Não! Aí o longa (honrando a classificação, tem quase três horas) supera a imensa maioria de filmes de ficção. Não tento explicar as teorias apresentadas por Nolan e seu irmão Jonathan (ele preparava o roteiro para Steven Spielberg, mas juntou-se ao diretor após desistência do “pai” de E. T. – O Extraterrestre), emprestadas do físico Kip Thorne, mesmo porque não tenho a menor condição técnica para isso. Mas a grande sacada é o tempo no espaço passar mais devagar que aqui na Terra.
 
As reviravoltas surgem e parecem perfeitamente factíveis. E olha que estamos falando de assuntos bem complexos.
 
É uma obra sobre o nosso lugar, nosso planeta, insignificante dentro do universo, em uma ode do diretor à ciência. Mas muitas vezes fica-se próximo à religião, com um poder superior, que depois é explicado, auxiliando a humanidade.
 
O elenco estelar vai todo bem. Matthew McConaughey novamente apresenta-se ótimo, como Cooper. Está acompanhado de nomes como Anne Hathaway, Jessica Chastain, Matt Damon, Michael Caine, Casey Affleck, Topher Grace e John Lithgow.
Ninguém vai mal.
 
As comparações de Interestelar com Gravidade e 2001 – Uma Odisseia no Espaço estão em praticamente todas as críticas. Injusto. O filme não é cópia. É possível comparar? Claro. Aí é gosto. Mesmo sendo muito bom, aprecio mais Gravidade (2001 é clássico), especialmente porque a primeira parte (de Cooper com sua família) é um tanto desnecessária, sentimental e comum – e depois há uma certa pressa em ir ao espaço. Além disso, são soluções demais ao mesmo tempo.
 
Por isso, quem não gosta de ficção ficará entediado. Mas, para quem aprecia, nada que tire o brilho da obra.

 
 
Interestelar / Interstellar
 
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
 
Ficha técnica:
Ano: 2014
Duração: 169min.
Gênero: Ficção científica
Direção: Christopher Nolan
Roteiro: Cristopher Nolan e Jonathan Nolan
Elenco:Matthew McConaughey, Anne Hathaway, Wes Bentley, Jessica Chastain, Matt Damon, Mackenzie Foy, Elyes Gabel, Michael Caine, Casey Affleck, Topher Grace, Ellen Burstyn e John Lithgow
Categorias: Ficção
Tags: Interestelar

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*