Inverno da Alma
Rating
Total
Pronto. Assisti a todos que concorreram a Melhor Filme no Oscar 2011. Terminei com Inverno da Alma. É um ótimo filme, mas não merecia vencer. Já digo de cara: 127 Horas e A Rede Social são os meus prediletos entre os 10 indicados, pendendo pouco mais para o primeiro.
O ganhador O Discurso do Rei também é ótimo, mas não me cativou tanto quanto os dois preferidos. O Cisne Negro e O Vencedor estão na mesma qualificação. Toy Story 3 é muito bom… para um desenho. Bravura Indômita é bom, e ponto. A Origem preciso reassistir, pois vi em um avião, naquela telinha. Minhas Mães e Meu Pai é na média, comum, caindo para o ruim.
Este Inverno da Alma era o azarão no Oscar. Produção independente, foi o vencedor do Grande Prêmio do Júri no Sundance 2010 e indicado a sete Independent Spirit (o principal prêmio do cinema independente americano). No Oscar, além de Filme, teve indicações para Atriz (Jennifer Lawrence), Ator Coadjuvante (John Hawkes) e Roteiro Adaptado (Debra Granik e Anne Rosellini, baseado em livro de Daniel Woodrell). Perdeu todas – Roteiro Adaptado podia ter ganho, mas a disputa foi pesada (A Rede Social levou).
O bacana do longa é mostrar um pedaço triste dos Estados Unidos, pedaço pobre, drogado, às margens da lei, muito longe da imagem que rotineiramente vemos do país. Ree, uma adolescente de 17 anos que vive neste caos, luta para sustentar a mãe, enlouquecida, e os dois irmãos crianças. A situação piora, pois seu pai bandido precisa comparecer à Justiça, senão a família perde a casa e a venda de madeiras que a sustenta. O problema é que o pai está sumido. Ree decide encontrá-lo.
O filme é inteiro em clima de tristeza e dor. Quase só há bandidos, com exceção de Ree e seus dependentes. No fim, a cena dela com o pai é de cortar os pulsos (literalmente – assista).
Como acredito que opinião sobre filme depende do momento, do humor, do cansaço, enfim, de uma série de fatores, fica difícil cravar em um debate qual dos 10 é realmente o melhor filme de 2010-2011. “Cada um é cada um”, já diz o ditado popular. Mas diga aí: qual o melhor entre os que você já viu?
Ah, algo mais: achei os filmes concorrentes ao Oscar 2010 melhores. Tivemos os excelentes Distrito 9 e Um Sonho Possível, os muito bons Educação, Preciosa, Bastardos Inglórios, Amor Sem Escalas e Up – Altas Aventuras, os bons Avatar e Guerra ao Terror (o vencedor) e o fraco Um Homem Sério. Concorda?
Inverno da Alma / Winter´s Bone
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Debra Granik
Elenco: Jennifer Lawrence, John Hawkes, Isaiah Stone, Ashlee Thompson e Valerie Richards
Duração: 100 min.
Gênero: Drama
Ano: 2010
Flávia, você só discordou de mim no 127 Horas e em A Rede Social. Isso mostra que seu gosto está quase adequado. Mais um pouco e você ficará tão afinada quanto eu (modesto, hein? Polêmica, polêmica!).
Toy Story 3 é ótimo. Um ótimo desenho. Cisne Negro é sensacional. A Rede Social e 127 Horas são fracos, ambos (sorry Danilo). Gostei bastante de A Origem e Minhas Mães e Meus Pais não me convenceu, conforme já postei aqui.
Ainda preciso ver alguns, portanto, me limito a esses comentários. Assim que tiver a lista completa volto pra polemizar… (risada de bruxa)
COncordo que 2010 foi melhor mesmo, embora esteja me baseando apenas nas resenhas daqui, porque só vi Cisne Negro…
Marina, está lá no post sobre Bravura Indômita. Fui atrás do nome..
Inverno da Alma é um filme q corria o risco de virar um exploitation canalha do naipe "olha como gente pobre é depressiva", mas graças a Deus não foi ppr esse caminho. A Jennifer Lawrence é fenomenal, linda de morrer e atua como uma veteranaça. A melhor surpresa do ano passado. Quanto aos Oscars, discordo, esse ano no geral estava melhor q o ano passado, embora 2010 tivesse a obra-prima Bastardos Inglórios. Esse ano, se houvesse justiça mesmo, o melhor filme seria Toy Story 3, anos-luz de distância do segundo melhor filme de 2010… Scott Pilgrim. Ah, Má, veja Bravura Indômita no esquema double feature, o dos Coen e tb o original com o John Wayne. É macheza pra td q é lado.
O Oscar é comprado!!
Eu adoro Toy Story 3 e Cisne Negro me surpreendeu. Os outros preciso ver, vou começar com esse. Mas Bravura Indomita so assinto quando souber o que significa isso..rs
Preciso ver, Renata. Todo mundo tenta me convencer que é um filmaço!
Me desculpem pela ausência, eu estou em falta com o meu blog, calcule com o de vcs!!! Não deixo de ser fã, agora uma fã mto ocupada.
Enfim, não assisti ainda a todos os filmes indicados ao Oscar, mesmo assim não tenho dúvida a estatueta deveria ter ido para A Origem. Motivos? Originalidade do roteiro, qualidade do roteiro, excelentes interpretações, boas fotografia e música, e nenhum furo, já vi duas vezes não tem mesmo!
Bjs