Jerry Maguire – A Grande Virada
Rating
Total
Não é novo. Jerry Maguire – A Grande Virada é de 1996. Renée Zellweger era, então, uma desconhecida, com O Massacre da Serra Elétrica – O Retorno como ponto alto da carreira. Cuba Gooding Junior já estava mais conhecido que ela, com Questão de Honra, por exemplo, no currículo. E Tom Cruise, este sim, era o Tom Cruise. Lá se vão 17 anos – e o filme continua atual.
Jerry Maguire é um agente de atletas que cai em desgraça, perde um cliente atrás do outro e, no desespero, agarra-se a um famoso e problemático jogador de futebol americano, Rod Tidwell. Só que a fase está tão ruim que Rod não consegue jogar bem. E Maguire sente-se tentado a descarta-lo.
Tom Cruise é Maguire. Cuba Gooding Junior é o jogador de futebol americano. E Renée Zellweger é a mãe solteira que vira a única pessoa a apostar em Maguire – mesmo que não com um, mas com os dois pés atrás. Ainda há destaque para Jonathan Lipnicki, que faz o garotinho filho da personagem de Renée. É o mesmo menino (em 1996) de O Pequeno Stuart Little.
Como sou fã de filmes de esporte, aprovei Jerry Maguire. Mas não é só por esta característica. A história – um tanto previsível no romance – acaba abordando o profissionalismo no esporte, levado ao extremo por causa de dinheiro.
Cuba Gooding Junior ganhou o Oscar como Ator Coadjuvante. Tom Cruise foi indicado a Ator (levou o Globo de Ouro na mesma categoria – comédia ou musical). E o filme ainda recebeu indicações de Filme, Montagem e Roteiro Original.
A categoria do longa nas locadoras (isso ainda existe?) é comédia. Mas está errado. É mais drama do que comédia. É, digamos, uma comédia dramática.
Ou, melhor, um drama com toques engraçados. É leve.
Jerry Maguire – A Grande Virada / Jerry Maguire
CLASSIFICAÇÃO: VALE (BEM) O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Cameron Crowe
Roteiro: Cameron Crowe
Elenco: Tom Cruise, Renée Zellweger, Cuba Gooding Jr., Bonnie Hunt, Jonathan Lipnicki, Regina King, Kelly Preston, Jerry O’Connell e Drake Bell
Gênero: Drama
Ano: 1996
Duração: 139 min.