Rating
Total
Pensei em algumas teorias para explicar o porquê eu não gostei de Juno. Talvez tenha sido a expectativa que criei, depois de ouvir tão bem do filme, ou talvez seja a minha antipatia natural a adolescentes. A verdade é que achei Juno um filme chato. Pensei várias vezes em abandonar o barco e assistir de novo Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças, que estava passando no Telecine Cult.
A história, acho que a maioria já sabe: Juno (Elen Paige) é uma adolescente desligada, desbocada – e chata – que fica grávida, mas decide procurar um casal “perfeito” para adotar o bebê, antes mesmo do nascimento. Isso é uma coisa bem comum nos EUA, pelo que parece.
Durante o período da gravidez, ela tem que lidar com sentimentos e situações com as quais não esta acostumada – e nem preparada para enfrentar. Ela também acaba se envolvendo com o casal que irá adotar o bebê e se vê diante de um impasse quando percebe que os dois também não se entendem muito bem.
A forma como ela finge não se importar com a situação, da mesma forma que finge não gostar do amigo de escola que a engravidou, é bem típica de adolescente, uma forma de fuga. O jeito revoltadinho dela também, mas é irritante. Se a graça do filme, como muitos dizem, não está na história e sim na personagem, está explicado o motivo de eu não ter gostado.
Também não achei nada de original na história. A situação é tão normal hoje em dia, já foi abordada de tantas formas, mas enfim… Por outro lado, o filme tem um tom de comédia, que apesar de abordar um assunto sério garante uma leveza diferente dos outros do mesmo tipo. Sem dramalhão, sem sonhos destruidos, só uma menina irritante e grávida! Acho que isso merece um bom crédito, certo?
Apenas para constar, o filme venceu o Oscar e o BAFTA de melhor roteiro original e recebeu outras tantas indicações para o Globo de Ouro, o que indica que eu sou minoria quando digo que ele é ruim… Mas podem brigar comigo à vontade! Eu odiei Juno!
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE ATÉ A SESSÃO DA TARDE
Ficha Técnica
Juno
Ano: 2007
Gênero: Comédia / Drama
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Diablo Cody
Elenco: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner, Jason Bateman, Allison Janney, J.K. Simmon
Juno trata-se de um filme medíocre, que induzem à pessoas(a maioria das adolescentes brasileiras principalmente, que adoram imitar tudo de ruim dos outros países) desinformadas a serem inconsequentes e no final de tudo,engravidarem- ora que que tem de mais?!- e sírem por aí doando seus filhos, porque são irresponsáveis.
Ainda vimos nesse filme o papel, não de homem, lógico, de como ser um MOLEQUE.
O rapaz que a engravidou neeeeem pensou em talvez, quem sabe, dar uma ajudinha com a criança.
Simplismente nem quis vê-la na maternidade e ficou tudo bem.
Caramba, aonde vamos parar com todo esse egocentrismo "Juno"???
O filme é bom sim! A direção do Reitman é perfeita pra história e os atores estão ótimos (destaque pro JK, o JJ Jameson, como pai dela e a Jennifer Garner).
mais que filme mais chato tentei ver duas vezes quase sem sucesso…
Também gostei do filme. Primeiro: ele modifiou muito esse clichê das histórias adolescentes que a gente está acostumado a ver. Outro: ele tratou o assunto da gravidez na adolescência não de uma forma repreensiva, que é um forma fácil de abordar o assunto, mas de um jeito que tenta ver o lado da grávida. Os atores estão empenhadíssimos,sim. Não achei a Juno chata, muito pelo contrário, ela é muito diferente de muitas adolescentes alienadas de hoje. E a trilha sonora também é maravilhosa, a direção nem se fala, a fotografia também é perfeita. E digo mais: um filme que deu um novo rumo ao filmes de hoje, depois de Juno muitos querem ser indies!
Amei Juno e sou Braz Team.
Agora que eu comento, vou em defesa de Juno.
Estória clichê, sem dúvida, mas de excelente direção, montagem. Eh suave. Mostra os problemas dos adolescentes – que são insuportáveis, em sua maioria – mas que fomos nós há bem pouco tempo…rs Lindinho o Juno.
Ninguém escreveu sobre Brilho Eterno. Por favor, escreva logo…assim Juno vai lá pra baixo do site. Eta filme ruim!!! (é só pra apimentar mais a polêmica…rs. Não é péssimo, mas é… normal).
Ah, e por falar em Brilho Eterno, alguém já falou dele aqui no blog?
Eu sabia que ia gerar polêmica, mas como a Flavia Braz disse, o bacana é que temos um espaço pra conversar a respeito! Alias, todos podiam aceitar respeitosamente, como ela, que eu e Danilo não gostamos do filme, e não apelar pra tese do coração peludo, que é muita sacanagem! Rs.
Vou comprar uma gilete para o Danilo e para a Flavinha. Vamos depilar esses corações, gente! Também corri só para defender. Vamos fazer um motim e apagar esse post e o do Sex And The City!!!!! Quem tá dentro? Rs.
500 Dias com Ela é um milhão de vezes melhor. É diferente, com boas sacadas, com ritmo atípico, com "pegadinhas", com final inusitado.
Juno é um filme….comum. Não é péssimo, mas entre ele e Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças a Flavia Rezende devia ter escolhido a segunda opção. Fácil fácil…
Danilo e Flavio tem coração peludo! So pode!
Meu Deus vim correndo defender!
Concordo com Flavia Braz em todos os sentidos! Juno é doce, e é isso…Não tem mais nem menos, e é isso..Você assiste gosta e é isso!
Alguém, por favor, pode me ajudar a defender o filme? Estão cometendo um crime contra Juno!! Por que todos os filmes têm de se propor a mudar os rumos da humanidade? Não podem simplesmente ser bons sem pretensões. Isso não significa dizer que ele é ruim…Vcs provavelmente tbm não gostaram de "500 dias com Ela". Vou lá checar as críticas…
Flavinha, concordo inteiramente com você e, assim, discordo da sua xará, a Braz (concordo que o que vale é o debate). Juno é ruim pra mais de metro!!! É um horror. É bem Sessão da Tarde. É aquele típico filme água com açúcar. Ou sem sal. É uma história adolescente comum. Não tenho a menor idéia do motivo de tanto sucesso, mas desconfio: propaganda boca a boca, mas neste caso enganosa.
Acho que a coisa mais bacana de termos um espaço em que discutimos impressões é isso: perceber como as coisas têm significados diferentes pra cada um. Respeito e até entendo seus argumentos, mas preciso dizer que minha opinião vai em sentido diametralmente oposto: Adoro Juno! Filme bem dirigido, com trilha sonora belíssima e de uma leveza que poucos conseguem alcançar. Digo mais: acho que Juno consegue expor uma visão criativa sobre um tema mega clichê. As atuações são formidáveis, com gente que foge do estereótipo dos filmes americanos. Caras novas, pruma história velha e, melhor, nada piegas. Não só gostei, como revejo de tempos em tempos. Adoro Juno! E pra quem ficou na dúvida se deve ou não assistir, a dica é: veja e tire você suas próprias conclusões.