Rating
Total
Dezessete anos – e nove vezes no papel –, chega a despedida de Hugh Jackman de James Logan, o icônico Wolverine. Bem… pelo menos é o que ele afirmou. Se confirmada, é uma despedida perfeita! Não à toa que o filme é a melhor bilheteria mundial do ano até agora. Um filmaço!
Wolverine sempre foi o indestrutível personagem dos X-Men, aquele a quem se recorreu em todos os momentos de aperto. Agora estamos em 2029, e essa força já não é mais a mesma. Envelhecido, Logan sobrevive. Não tem mais a vitalidade de antes, mas mantém seus poderes. Ele e Charles Xavier, o Professor X, ainda mais acabado aos 90 anos de idade, se escondem em um mundo em que há 25 anos não nasce um mutante.
Logan ganha a vida como chofer de limusine, gastando o que recebe para cuidar de Xavier. Conta com a ajuda do frágil Caliban, um albino que de maneira nenhuma pode ter contato com o sol. Debilitado fisicamente, esgotado emocionalmente, Logan é procurado por Gabriela, uma mexicana que pede ajuda para levar sua filha à Dakota do Sul, nos Estados Unidos.
Algo simples, mas que se complica quando um mercenário, Donald Pierce, quer pegar a menina, Laura. Qual o motivo?
Toda essa história é só o prólogo. O filme ganha um roteiro complexo, mas certinho, encaixado. A produção é baseada na minissérie de quadrinhos “Velho Logan”.
Logan, o filme, não é pirotécnico. Ao contrário! É humano, focado nos dois X-Men ainda vivos. É um drama (sim, se for mais sentimental, prepare o lenço), mas também um filme com muita ação, violento. Quem não tolera cenas fortes pode ficar longe. Cabeças rolam aos montes, literalmente.
Há muito menos foco nos poderes deles, pouco usados, é verdade. O que interessa é a história de dois ícones dos quadrinhos. Aliás, há homenagens para nenhum fã botar defeito (o boneco amarelo de Wolverine segurado por um menino é a mais direta e talvez a mais bonita de todas).
As interpretações estão incríveis, especialmente de Patrick Stewart, talvez em seu melhor filme. Hugh Jackman também está ótimo. Dafne Keen, a menina Laura, passa boa parte do filme sem falar. Vem ganhando só elogios por aí, mas eu prefiro o trabalho dos dois experientes atores.
É difícil classificar o gênero de Logan. É drama, é ação, é ficção… Mas e daí? É um grande filme, sem rótulos.
Logan
CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!
Ficha técnica:
Ano: 2017
Duração: 137 min.
Direção: James Mangold
Elenco: Hugh Jackman, Patrick Stewart, Dafne Keen
Gênero: Ação