Looper – Assassinos do Futuro
Rating
Total
Filmes sobre viagens no tempo me fascinam. Desde De Volta para o Futuro, Os Doze Macacos, Efeito Borboleta… até Homens de Preto 3. A lista é enorme (não gosto de O Exterminador do Futuro). Quando junta a viagem a um futuro apocalíptico, então, assisto na hora! Looper – Assassinos do Futuro tem as duas características. E é ótimo.
Na trama, estamos em 2044. Joseph Gordon-Levitt, mais uma vez sensacional, vive um “looper”, assassino que recebe pessoas do futuro e as mata imediatamente. Em troca, muita prata, que substitui o dinheiro. Seu trabalho é matar o “pacote” e dar sumiço ao corpo – não existe melhor forma de desaparecer com um corpo do que dar cabo dele no passado. Ele não está só: há um grupo de loopers, obrigados a conviver com dois problemas (nada de peso na consciência por aqui): a fuga de uma vítima pode gerar penalidade a eles (entenda-se até a morte) e, pior, em determinado momento o looper terá de matar a si mesmo, enviado do futuro. É uma troca de muito dinheiro por uma vida de matança e a morte no futuro, depois de 30 anos.
É claro que o protagonista terá os dois problemas: sua versão mais velha consegue tapeá-lo e foge, dando início a uma sequência de fatos que podem afetar – sempre presente – o futuro da humanidade.
O filme encaixa bem uma virada na trama. Joe mais velho (personagem de Bruce Willis) começa uma caçada pelo que no futuro será o chefe dos loopers, quem domina a massa e transforma a vida das pessoas em um martírio. É o déspota que ninguém consegue combater no futuro.
Emily Blunt entra em cena e em determinado momento é essencial para a história. Ainda estão no elenco Paul Dano e Jeff Daniels. Mas o mais cativante é o menino Pierce Gagnon. Consegue mudar feições com uma tranqüilidade ímpar. Agrega ao filme um de pureza em meio a uma seqüência de assassinatos.
Gordon-Levitt está perfeito como o jovem Joe. Seu rosto foi modificado com próteses e maquiagem para ficar com o formato do rosto de Bruce Willis. É um tanto estranho, mas ele usa com segurança as feições do veterano ator, dando vislumbres da canastrice controlada e dos trejeitos de Willis.
O diretor e roteirista Rian Johnson criou um grande filme de gênero. E não é remake, nem continuação ou adaptação. Ok, em certa parte é semelhante a O Exterminador do Futuro. E fica no ar como a personagem de Emily Blunt conhece os loopers. Mas isso é pouco perto do todo.
Looper – Assassinos do Futuro / Looper
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Ano: 2012
Duração: 118 min.
Gênero: Ficção científica
Direção: Rian Johnson
Roteiro: Rian Johnson
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Jeff Daniels, Paul Dano, Piper Perabo, Garret Dillahunt, Tracie Thoms, Anh Huu e Pierce Gagnon