Lula – O Filho do Brasil
Rating
Total
Não quis escrever sobre este filme na véspera da eleição, pois este blog passa longe de ter algum viés político. Mas agora, segunda-feira pós votação, resolvi postar o que achei de Lula – O Filho do Brasil. Em resumo… é inacreditável que este seja o representante do Brasil no Oscar!
Está aí um típico filme projetado para falar bem de Lula. A trajetória pessoal e profissional dele é demonstrada como se fosse um herói. Até aí, passa… é ruim, mas passa. O que não dá para engolir são as falhas no roteiro. Descobri lá para o fim do filme que o cara que leva Lula ao sindicato é seu irmão. E isso não era para ser segredo. É simplesmente falha do roteiro, pois é tanta gente que não há como não se perder.
Outro ponto: uma bela história como a de Lula precisava ser contada por inteiro. Mas o filme para em 1980! E cadê a vitória dele? Sim, vitória, pois ser presidente de sindicato não quer dizer nada! O homem que saiu do nada virou presidente e o filme quase ignora isso (só entra essa parte naquelas letrinhas do fim)!
Coitada de Glória Pires, que faz a mãe de Lula, dona Lindu. Só ela salva na produção. A parte que é mais pitoresca é sua filha (Cléo) interpretando sua nora (a primeira esposa de Lula). As duas são quase iguais fisicamente! E a voz do Lula? Muda ao gosto do freguês, ou melhor, do ator. A lingua presa dele… esqueça, não existe. “Bacana” também é a parte inicial que indica que não houve qualquer estatal patrocinando o filme – mas em compensação o que há de empreiteira!
Tenho a percepção que a decepção é a mesma entre os que gostam e os que não gostam de Lula. Não tem como aprovar o filme.
Lula – O Filho do Brasil
CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE
Ficha técnica:
Direção: Marcelo Santiago e Fábio Barreto
Roteiro: Daniel Tendler,Fernando Bonassi,Denise Paraná
Elenco: Rui Ricardo Dias, Glória Pires, Lucélia Santos, Juliana Baroni e Cléo Pires
Duração: 128 min.
Gênero: Drama
Não obrigada, nem na Sessão da Tarde.
Ainda bem que eu não perdi tempo nem dinheiro com esse fracasso de público e de crítica. Sem contar com a má sorte do filme: diretor em coma, ator que morre. E no final das contas sobrou para a Gloria Pires tentar nos explicar o incompreensível: com dinheiro à vontade, por que não fizeram um filme pelo menos correto?
Como estragar uma história bacana em 5 lições! Este é o filme aqui retratado. Um pena! Sou admiradora da história do Lula, mas achei o filme "Filhos de Francisco" mil vezes melhor do que "Lula, o filho do Brasil". E olha que não sou fã da dupla, mas sim de uma boa história, principalmente se ela for bem contada…
Concordo com a minha xará!
Eu já não tinha vontade de ver, agora vai ser nem a pau juvenal! Depois dos argentinos terem nos brindado com "O segredo de seus olhos" é ironico mandar esse pra eles no Oscar!