Marias – A Fé no Feminino

Marias – A Fé no Feminino

Rating

5 out of 5
PARE TUDO E VÁ VER!

Total

5
5 out of 5

DISPONÍVEL NO NOW

Você sabia que os 24 países da América Latina têm Maria, a mãe de Jesus Cristo, como padroeira? Eu não. Você talvez não. E a cineasta Joana Mariani também não. Foi essa descoberta que atiçou nela a vontade de “entender mais sobre a importância dela (Maria) nestes lugares”. E aí nasceu a ideia do documentário Marias – A Fé no Feminino.

O nascedouro do filme foi relatado por Joana em entrevista ao jornal Metro no fim de 2016. Foi quando o longa estreou nos cinemas brasileiros. Agora, está disponível na TV por assinatura, especificamente no Now. É tão bem roteirizado e dirigido que encanta!

Contado por meio de histórias que começam no Brasil e terminam no México, passando por Cuba, Peru e Nicarágua, “Marias” entrega uma jornada pelos diferentes nomes dados à santa. Se por aqui Nossa Senhora Aparecida chega com a história da restauradora que remontou a imagem despedaçada por um louco na Basílica de Aparecida do Norte, no México a abordagem é sobre a devoção a Nossa Senhora de Guadalupe como um milagre coletivo: a união de um povo em torno de uma santa.

Porém, o trecho que mais impressiona é o da Nicarágua (e todos são incríveis, hein). A devoção não respeita qualquer separação, é também de religiões com origem africana. Um pouco como acontece por aqui com Iemanjá, mas mais forte.

Dos seis personagens, são quatro Marias e dois José Maria. Até há nomes não ligados à santa, mas são exceção.

Inicialmente o documentário pensado por Joana seria sobre fé, devoção e as diferentes maneiras de celebração da Nossa Senhora em cada país. Mas aos poucos cresceu seu olhar para a força da figura feminina em famílias.

“Eu sempre digo que você não dirige o documentário, ele te dirige. Então, fomos sendo levados para esse olhar de generosidade, cuidado, acolhimento do feminino”, disse a cineasta ao Metro.

MARIAni, a diretora, acerta em cheio.

_________________________________________________________________________

Marias – A Fé no Feminino

CLASSIFICAÇÃO: PARE TUDO E VÁ VER!

Ficha técnica:

Direção: Joana Mariani

Ano: 2016

Duração: 75 min

Gênero: Documentário

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*