Mash

Mash

Rating

2 out of 5
Espere a sessão da tarde

Total

2
2 out of 5

Mash é um clássico dos anos 1970. É daqueles títulos que você, no mínimo, se lembra de ter ouvido uma vez na vida. Resolvi assistir. É bem mais ou menos, mais pra menos do que pra mais.

O filme conta o dia a dia de cirurgiões do exército que desenvolvem um estilo de vida lunático para encarar a guerra da Coreia. Eles atendem no Hospital Cirúrgico Móvel do Exército (Mobile Army Surgical Hospital em inglês – de onde vem a sigla Mash). Apesar de altamente qualificados e dedicados, têm um parafuso a menos.

O problema é que o filme sequer faz rir. De comédia tem nada. É um bando de gente fazendo palhaçadas, todas sem graça. São irônicos, sim. Mas a ironia deles é, de novo, sem graça.

O longa (que tem roteiro a partir de livro homônimo, de Richard Hooker)
serviu como base para uma série de televisão homônima, de grande sucesso nas décadas de 1970 e 1980. No filme, Donald Sutherland é o protagonista, quase irreconhecível. Robert Duval faz o médico sério, que é contra os demais. Ambos “dão para o gasto”. Nenhum deles topou fazer a série. O único que encarou o mesmo personagem no cinema e na TV foi Gary Burghoff, o Walter “Radar” O’Reilly.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes, Mash comprou briga ao ser lançado em 1970. Os Estados Unidos estavam havia 11 anos na guerra do Vietnã, e fazer uma sátira sobre o exército (mesmo em uma história ambientada em outra guerra, a da Coreia), claro, não pegava bem. Uma curiosidade: apesar de o filme ser em situação de conflito, o único tiro ouvido é para interromper uma partida de futebol americano.

Quem assina a direção é Robert Altman, à época um cineasta já com 45 anos de idade e quatro desconhecidos trabalhos cinematográficos. Foi seu surgimento para Holywood. A história mostraria que seu estilo seria o mesmo até 2006, quando morreu. Dr. T e As Mulheres e Assassinato em Gossford Park, também dele, são horrorosos.

Mash / Mash

CLASSIFICAÇÃO: ESPERE A SESSÃO DA TARDE

Ficha técnica:

Elenco: Donald Sutherland, Elliott Gould, Tom Skerrit, Sally Kellerman e Robert Duvall
Direção: Robert Altman
Produção: Robert Altman
Roteiro: Ring Lardner Jr., baseado em livro de Richard Hooker
Ano: 1970
Gênero: Comédia

Categorias: Comédia
Tags: Mash

Sobre o Autor

Comentários

  1. Marcelo
    Marcelo 30 novembro, 2011, 03:49

    Ah, é faltou dizer que.. "suicide is painless / it brings on many changes / and I can take or leave it if I please"

  2. Marcelo
    Marcelo 30 novembro, 2011, 03:47

    Pára! MASH é absurdamente engraçado! "Você cortou o meu barato!" "eu tô com a bola, eu tô com a bola!" Martinis na barraca (com azeitona). Lábios Quentes! A operação com roupas de golfe. E claro, Sutherland, Gould e Duvall dando show. Vi poucos do Altman, preciso ver mais, por enquanto esse é meu favorito (embora O Jogador tb seja ótimo)

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*