Memórias de Salinger
Rating
Total
Após escrever o aclamado “O Apanhador no Campo de Centeio”, J. D. Salinger decidiu não mais publicar livros. Ficou 40 anos recluso, sem dar entrevistas, sem permitir que fotos fossem tiradas, muitas semanas em um “bunker” que construiu para escrever. Memórias de Salinger traz um apanhado da vida deste que é considerado um dos maiores escritores dos Estados Unidos.
Jerome David Salinger viveu seu auge em 1951, com a publicação de O Apanhador. Mas antes passou por maus bocados durante a 2ª Guerra Mundial, passagem que o afetaria pelo resto dos dias – positiva e negativamente.
Direto, sem firulas, o documentário corre atrás de pessoas que conviveram com o escritor, entrevistando até mesmo seus casos amorosos. Não há efeitos sonoros, nem visuais. O que vale é a história, a mística do Howard Hughes (O Aviador) das letras.
Estão lá os momentos de inspiração para a escrita – o principal deles é a Segunda Guerra. Mas também toda a fixação dele em mulheres muitos jovens, até mesmo adolescentes, e seus problemas psicológicos.
Salinger, aponta o filme, teria surtado ainda mais depois do assassinato de John Lennon. Mark Chapman, o bandido, alegou que sua justificativa para a morte estava em O Apanhador. Logo em seguida um atentado contra o então presidente Ronald Reagan teve a mesma justificativa. E mais um caso!
Quem ainda não leu O Apanhador sai do filme com vontade de compra-lo. Que já leu pode se deliciar com os bastidores da vida de seu autor. Há, inclusive, uma aposta do filme: livros que Salinger teria escrito após seu grande sucesso serão lançados entre 2015 e 2020. É esperar para ver.
Memórias de Salinger / Salinger
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:
Duração: 120 min.
Ano: 2014 (2h0min)
Direção: Shane Salerno
Elenco: Philip Seymour Hoffman, Edward Norton e John Cusack
Gênero: Documentário