Meu Vizinho Adolf
Rating
Total
Sim, o Adolf do título é completado por Hitler. Dirigido por Leon Prudovsky, que também assina o roteiro (com Dmitry Malinsky), o longa-metragem Meu Vizinho Adolf conta a história do senhor Polsky, um sobrevivente do Holocausto que leva uma vida pacata e solitária em um país da América Latina. No entanto, sua tranquilidade é abalada quando um tal senhor Herzog, alemão irritadiço e misterioso, se muda para a casa do lado. Polsky acha que ele é Adolf Hitler.
O país da história fica dúbio, sem identificação, mas há um agradecimento ao governo colombiano nos créditos. Polsky fica obcecado por identificar o vizinho. Vai ao consulado de Israel, compra uma máquina fotográfica para obter uma prova, compra livros e se especializa em Hitler, com quem trocou olhares uma vez na vida.
O filme nasce de uma premissa para lá de interessante. Porém, se perde nos efeitos sonoros. É raro, mas acontece: a música e os efeitos atrapalham, desde o início, transformando algo sério e uma chanchada.
Há ótimos momentos, com dois atores de alto calibre. O britânico David Hayman é o judeu Polsky e o alemão Udo Kier é o suposto Hitler. Ambos carregam o suspense até o derradeiro momento.
Meu Vizinho Adolf é um bom filme, mas poderia ser ótimo, não fosse o tom de comédia que atrapalha um caminho de drama. Ponto positivo para a solução do suspense, se é Hitler ou não: interessante.
______________________________________________________________________________________________________
Meu Vizinho Adolf / My Neighbor Adolf
CLASSIFICAÇÃO: VALEO INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Leonid Prudovsky
Ano: 2023
Roteiro: Leonid Prudovsky e Dmitry Malinsky
Gênero: Drama
Duração: 96 min.
Elenco: David Hayman, Udo Kier, Olivia Silhavy, Jaime Correa e Kineret Pelev