Minha Luta
Rating
Total
Cada segundo do documentário Minha Luta vem de uma autêntica filmagem alemã, prioritariamente em plena Segunda Guerra Mundial. As cenas foram descobertas nos arquivos secretos da guarda de elite nazista e escondidas por Joseph Goebbels – o ministro de Propaganda de Adolf Hitler – por serem muito fortes.
De 1961, o filme, sueco, percorre toda a história do tirano Hitler. A parte mais interessante é a que pega a ascenção dele ao poder, de sua infância ao cargo mais alto da Alemanha. O nome vem do livro do nazista covarde (penso que isso é redundância, não?), com o “modesto” título, escrito quando esteve preso (uma das coisas que aprendi com a obra).
A partir do começo da guerra, temos a impressão que já vimos as cenas. E isso dá um pouco de sono. Mas, então, é preciso lembrar as cenas na tela são reais, e o que já vimos, geralmente, foi ficção baseada em fatos reais.
Todas as humilhações, especialmente vividas por judeus, estão lá. Mortos e mais mortos aparecem. Os erros e acertos da ofensiva contra-nazista também.
O próprio Goebbels surge em algumas cenas. Tudo o que foi filmado era para a mentirada que os nazistas contavam ao povo alemão e ao mundo. Goebbels escondeu o que poderia ser contra ele e seus cupinchas, mas depois do fim da guerra perdeu o controle do material.
O filme crava: foram 25 milhões de soldados e 24 milhões de civis mortos. É sempre importante assistir a obras sobre a Segunda Grande Guerra, ficcionais ou documentários, para que, como surge em certa parte do longa, “isso nunca volte a acontecer”.
Minha Luta / Mein Kampf
CLASSIFICAÇÃO: VALE BEM O INGRESSO
Ficha técnica:
Direção: Erwin Leiser
Ano: 1961
Duração: 117 min.
Gênero: Documentário
E SE ISSO OCORRESSE NO SEC.XXI
Peraí que estou indo procurar o significado de cupinchas…