Na Captura dos Friedmans
Rating
Total
O tema é delicado: pedofilia. Raramente o cinema traz o assunto à baila. Ainda mais em um documentário. Eu nunca tinha visto um documentário sobre um ato tão horroroso quanto este. Aí está o primeiro mérito de Na Captura dos Friedmans. Mas há muitos outros.
Por incrível que pareça, o filme é imparcial – segundo mérito (neste caso). O espectador passa todos os 107 minutos tentando entender se Arnold Friedman, um professor de computação respeitado, e seu filho do meio, Jesse, abusaram de 41 crianças.
Seriam os dois culpados? Ou seriam vítimas de em erro escabroso? O caso, da década de 1980 em um pequeno bairro rico de Nova Jersey, é todo remontado, ouvindo os dois lados, a favor e contra a dupla. Logo no começo a detetive que prendeu os dois crava: “é preciso ter certeza de uma acusação desta, pois apenas com a acusação pode-se acabar com uma vida”. Ela está certa.
Andrew Jarecki dirige o filme com precisão incrível. É um “mostra e esconde” dos melhores, mais um mérito do longa. Quando o espectador tem um veredito, surge fato que quebra a tese. A tensão só cresce.
Percebe-se que a família Friedman, tida como a mais normal das normais, é uma aberração só. David, filho mais velho, é o maior defensor do pai e do irmão. É palhaço, trabalha com crianças. O irmão de Arnold é o segundo que mais defende a dupla em julgamento. Mas logo se descobre que, quando criança, foi abusado pelo irmão. Ok, Arnold é abusador e pedófilo. Mas neste específico caso, das 41 crianças, tem culpa?
O diretor Jarecki foi beneficiado – e o espectador em consequência – por uma obsessão dos irmãos Friedmans. Eram os anos 1980 e a moda era filmar tudo. Eles tinham a mania de pegar uma câmera portátil e gravar o que se passava em casa. As imagens servem para mostrar a loucura crescente entre eles.
Tire as suas conclusões. Não tenha medo de cenas horripilantes. Não é nisso que o filme – que concorreu ao Oscar em 2004 por Documentário (perdeu para Sob a Névoa da Guerra) – se apega. Mas, sim, tem o mérito de discutir e deixar a conclusão para quem está do outro lado da tela.
Na Captura dos Friedmans / Capturing the Friedmans
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Duração: 107 min.
Gênero: Documentário
Direção: Andrew Jarecki