O Caso Galápagos – Quando Satã Veio ao Paraíso

O Caso Galápagos – Quando Satã Veio ao Paraíso

Rating

3 out of 5
Até vale o ingresso

Total

3
3 out of 5

As ilhas Galápagos ficaram famosas após Charles Darwin desenvolver sua teoria da evolução das espécies (o longa O Desafio de Darwin explica). O filme O Caso Galápagos – Quando Satã Veio ao Paraíso narra uma segunda história não tão famosa, passada quase um século depois no arquipélago, também incrível. É o mérito do documentário.

Em 1929, o médico alemão Friedrich Ritter foge com sua amante, Dora, para Floreana, uma ilhota de Galápagos, com intenção de viver longe de qualquer sociedade. São os primeiros a chegar a este fim de mundo. Se as maiores ilhas de Galápagos tinham pouca gente vivendo, em Floreana havia zero, ninguém.

Contudo, logo foram seguidos por outros imigrantes alemães, a família Wittmer e a pseudo baronesa Eloise Von Wagner, com dois amantes.

Pelo título do filme já se nota que algo vai dar errado neste convívio. Mas o mais interessante é tentar entender como alguns malucos alemães decidem cruzar oceanos e estabelecer uma vida em um lugar totalmente isolado. Sim, malucos eu escrevo, pois é quase uma epopeia: “quase” porque faltam heróis à história.

O documentário mostra imagens de arquivo (fotos e até vídeos), entrevistas e cartas deixadas pelos moradores para tentar solucionar o mistério que envolve estes três grupos (os Ritter, os Wittmer e a baronesa com seus dois homens). Na ilhota, passaram a viver em locais separados, com animosidade à flor da pele.

Com Cate Blanchett e Diane Kruger entre os narradores, o longa se perde na duração. Os 120 minutos são demais e obrigam o roteiro a enrolar até o desfecho.

É interessante a negação ao chamado “paraíso”, tanto dos atuais moradores quanto dos envolvidos no caso do passado. Diferentemente do que turistas podem supor, eles não buscavam o paraíso ao morar lá. Buscavam, sim, o isolamento. “Paraíso é um estado de espírito, não um lugar geográfico”, afirma acertadamente uma das netas de Wittmer, hoje ainda em Galápagos.

O filme vale por conhecer uma história verídica tão inusitada.

 

O Caso Galápagos – Quando Satã Veio ao Paraíso / The Galapagos’s Affair – Satan Came To Eden 

CLASSIFICAÇÃO: ATÉ VALE O INGRESSO 

Ficha técnica: 
Direção: Daniel Geller e Dayna Goldfine
Gênero: Documentário
 
Ano: 2013
 
Duração: 120 min.
 
Elenco (narração): Cate Blanchett, Sebastian Koch, Thomas Kretschmann, Diane Kruger, Connie Nielsen, Josh Radnor e Gustaf Skarsgård

Categorias: Documentário

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*