O Concerto
Rating
Total
Fui assistir a O Concerto imaginando ser um drama. Que nada. Comédia pura, mesmo que com um drama por trás. E me dei bem! O filme é muito bom.
A história é assim: há 30 anos o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov foi demitido da orquestra Bolshoi por defender a manutenção de judeus entre os músicos. Ele acaba como faxineiro da orquestra. Mas sua vida tende a mudar ao interceptar um fax com convite para a renomada instituição se apresentar em Paris. Filipov decide montar uma orquestra com a “velha guarda” e tomar o lugar do Bolshoi na capital francesa.
Há cenas pitorescas de críticas ácidas à Rússia e ao comunismo – mesmo sendo um filme russo (em parceria com França e Bélgica)! Claro que se imagina o final, mas não do tamanho que realmente aparece. A última cena é apoteótica, baseada em música clássica, com Tchaikovsky por muitos minutos, que, incrível, não parecem longos.
A obra, que concorreu ao Globo de Ouro de Filme Estrangeiro, equilibra momentos de pura comicidade com instantes sérios. Em em todos faz isso com sucesso.
O Concerto / Le Concert
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Direção: Radu Mihaileanu
Roteiro: Héctor Cabello Reyes e Thierry Degrandi (com a colaboração de Matthew Robbins e Alain-Michel Blanc)
Elenco: Aleksey Guskov, Dmitri Nazarov, Mélanie Laurent, François Berléand, Miou-Miou, Valeriy Barinov e Lionel Abelanski
Ano: 2009
Duração: 119 min.