O Diabo de Cada Dia

O Diabo de Cada Dia

Rating

3 out of 5
VALE O INGRESSO

Total

3
3 out of 5

DISPONÍVEL NA NETFLIX

O Diabo de Cada Dia deveria ter sido traduzido literalmente para o português. O Diabo o Tempo Todo, do original The Devil All the Time, é muito melhor para ilustrar a história de fanatismo religioso que resulta em absurdos. É o suposto pensamento em Deus a todo instante, que na verdade é colocar o diabo em evidência a cada segundo. Nessa história, todo ato é realizado para evitar a tentação, a punição, o caminho fora de rota, o demônio. E o que resulta desse tipo de vida é o contrário da pregação: o puro mal.

Adaptação do livro homônimo escrito por Donald Ray Pollock, o filme é dirigido por Antonio Campos, que assina o roteiro com seu irmão Paulo Campos. Ambos são filhos do jornalista brasileiro Lucas Mendes, mais conhecido pelo comando do programa Manhattan Conection, do canal a cabo GNT. Na carreira no cinema, o primeiro longa do diretor foi Buy It Now, de 2005. Depois Da Escola, de 2008, foi premiado no Festival de Cannes. Já Christine, de 2016, esteve no Festival de Sundance.

Antonio entrelaça a história de duas gerações de uma pequena cidade no interior dos Estados Unidos, onde a religião é a base do cotidiano. No arco da família Russell o fanatismo da matriarca não convence o filho Willard, que após acontecimentos trágicos deturpa a religião para seu filho.

É curioso como o acaso também é valorizado pelo roteiro. Situações que à primeira vista são banais podem levar a um desenrolar fatídico. O melhor exemplo é quando Willard volta do Vietnã e troca de lugar com Carl. Ambos conhecem as mulheres de suas vidas – o que não necessariamente garante felicidade eterna.

E há também a possibilidade de o diabo aparecer num ato e perseguir a família por toda eternidade – Willard ter matado o soldado crucificado na guerra. Mas aí beira o fanatismo.

Difícil apontar, mas Tom Holland pode ser caracterizado como o protagonista do longa, no papel de Arvin, filho de Willard (vivido por Bill Skarsgård). Robert Pattinson entra na trama a partir da segunda geração (mesma época do personagem de Tom Holland), como o sobrinho do pastor da cidade, que chega para substituir seu tio.

O pecado (sem trocadilho com a história do filme) é que por vezes o roteiro mostra-se sem caminho. Passa o ponto de deixar o espectador senhor da opinião. É um desenrolar de fatos sem conexão que só muito à frente parece encadear.

Nada que jogue o filme para uma categoria ruim. É bom, importante ressaltar, mas pede paciência.

____________________________________________________________________________

O Diabo de Cada Dia / The Devil All the Time
CLASSIFICAÇÃO: VALE O INGRESSO
Ficha técnica:

Gênero: Suspense

Ano: 2020

Duração: 138 min.

Direção: Antonio Campos

Roteiro: Antonio Campos e Paulo Campos

Elenco: Tom Holland, Robert Pattinson, Bill Skarsgård, Mia Wasikowska e Haley Bennett

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*