O Dilema das Redes
Rating
Total
Primeiro, veio o conselho: “você precisa ver aquele filme da Netflix sobre redes sociais”. Depois, o WhatsApp começou a pipocar com textos como “assista a O Dilema das Redes” e “ótimo esse filme”. Decidi pegar o fim do dia e encarar. Não foi difícil, a Netflix escancarou a opção na tela do aplicativo. E não é que todos tinham razão? É realmente muito bom – mesmo que com algumas falhas. Ainda mais se pensarmos que sua produtora – a própria Netflix – é um dos melhores exemplos de uso do que o longa critica.
Há muitos méritos no documentário que aborda como as “big techs” – redes sociais e outras empresas digitais – são pouco éticas na relação com o consumidor. O mais interessante é perceber que, mesmo depois de anos na vida de bilhões de pessoas pelo mundo, Facebook, Twitter, Snapchat… todos continuam com estratégias para criar e manter vício em seus usuários. O mais novo exemplo é o Tiktok e sua forma de rolar vídeos na sequência quando o usuário “exclui” um de sua tela.
O assunto não é novo, mas o filme traz gente que comandou os apps relatando informações relevantes. Efetivamente é desenhado como o mundo é manipulado – sem dó.
A versão de que Netflix, Facebook e demais empresa usam algoritmos para indicar o que mais agrada ao usuário é colocada à prova. Seria o que mais agrada ou o que as empresas desejam? Pior: seria o que seus anunciantes, que podem ser políticos ou criminosos, querem?
A visão dos insiders, geralmente de alto escalão, é intercalada com análises de pesquisadores como Shoshana Zuboff, professora emérita de Harvard, e Jaron Lenier, filósofo e autor do livro “10 Argumentos para Você Deletar Suas Redes Sociais Agora”.
Li críticos ao filme reclamando que “um monte de brancos ex-CEOs quer salvar o mundo depois de sair do jogo”. Discordo. São brancos e ex-CEOs mesmo. Mas e daí? Há também um tom dramático. Sim, mas e daí?
“Existem apenas duas indústrias que chamam seus clientes de usuários: a de drogas e a de software”. Uma das frases de efeito inseridas que têm seu mérito.
Em algumas partes o documentário ressalva os benefícios da internet e das redes sociais. Porém, clama por uma mudança de postura das empresas.
É certo que também dá voltas em certos assuntos, por vezes batendo na mesma tecla. Essa enrolação atrapalha. Porém, no fim vemos um alerta forte em um canal impactante – Netflix – sobre como as empresas que usam inteligência artificial precisam se adaptar.
O mundo sempre foi assim – afinal, jornais, canais de TV etc. sempre buscaram oferecer o que o consumidor deseja. Entretanto, a escala agora pe planetária.
O assunto está à mesa… melhor, na tela do smartphone ou da smart TV.
______________________________________________________________________________
O Dilema das Redes / The Social Dilemma
CLASSIFICAÇÃO: DUCA
Ficha técnica:
Gênero: Documentário
Duração: 84 min.
Ano: 2020
Direção: Jeff Orlowski