O Evangelho Segundo São Mateus

O Evangelho Segundo São Mateus

Rating

1 out of 5
Nem a pau, Juvenal!

Total

1
1 out of 5

Cinco estrelas na Rolling Stone. Ou seja, de acordo com a classificação estipulada pela revista, um clássico dos clássicos, obrigatório. Lá fui eu assistir a O Evangelho Segundo São Mateus, crendo na avaliação. Resultado: propenso a acabar com a assinatura da revista.

De 1964, o filme do italiano Pier Paolo Pasolini conta a história de Jesus Cristo pela visão do evangelho de São Mateus. Mostra um líder, que reivindica e se enfurece, não um cordato pastor. O Cristo de Pasolini é um homem severo e inflexível, “diz que não veio trazer a paz, mas a espada”.

O problema é que o filme é ruim para mais de metro! Pasolini quis usar somente atores amadores, especialmente de Matera, na época um lugar miserável na Itália, onde algumas pessoas ainda moravam em cavernas. Eles são muito fracos. Sua mãe – Susanna Pasolini – interpreta Maria (já mais velha). E o protagonista é um então estudante basco que fez mais três filmes: Enrique Irazoqui.

A sequência de cenas mostra os ensinamentos de Cristo, com cortes abruptos a todo momento. Só isso. Sai uma frase aqui. Corte. Outro local e mais uma frase. Corte. Um povoado e mais uma fala. Corte. E assim vai até o fim.

Indicado ao Oscar de Figurino, de Trilha Musical e de Direção de Arte, criou polêmica na época de seu lançamento por ser uma obra de um escritor comunista. Não sei o motivo, pois é um filme respeitoso. Ruim, mas respeitoso. Música clássica entra a todo instante como fundo musical (Bach, Mozart, Missa Luba, Prokofiev).

Não dá… hoje em dia há inúmeros filmes melhores sobre o mesmo tema, religião. Marxista desde jovem, ateu e anticlerical, o cineasta quis um filme com ideais revolucionários e uma ideia de liberdade que não excluí o sacrifício de sangue. Misturou as coisas: marxismo e catolicismo. Tudo muito mal feito.



O Evangelho Segundo São Mateus / Il Vangelo Secondo Matteo


CLASSIFICAÇÃO: NEM A PAU, JUVENAL!


Ficha técnica: 
Ano:1964
Duração: 133 min.
Direção: Pier Paolo Pasolini
Roteiro: Pier Paolo Pasolini
Elenco: Enrique Irazoqui, Margherita Caruso e Susanna Pasolini
Gênero: Drama

Categorias: Drama

Sobre o Autor

Escreva um Comentário

Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Campos obrigatórios*